Estresse em professores do ensino médio: manifestação atual do mal-estar docente?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13545

Palavras-chave:

Docente, Estresse, Saúde do trabalhador

Resumo

Objetivou-se avaliar a vulnerabilidade ao estresse laboral em professores do ensino médio. Trata-se de um estudo transversal realizado com 316 professores do ensino médio regular da cidade de Teresina-Piauí. Os dados foram coletados por meio da Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho - EVENT e um questionário sociodemográfico. Os resultados demonstram que ainda que docentes no geral não apresentem indicativos de vulnerabilidade ao estresse, existe um grupo em estado de vulnerabilidade. Sobre as situações desencadeantes da vulnerabilidade ao estresse há a presença de fatores externos ao docente (carga horaria laboral e as possíveis deficiências estruturais e organizacionais da escola pública). Por outro lado, o favorecimento de situações de lazer fora compreendido como protetivo ao desencadeamento de situações de estresse. A realidade laboral dos professores ainda vivencia situações promotoras de adoecimento, mas é possível o reconhecimento de determinadas situações promotoras de bem-estar profissional.

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Biografia do Autor

Cleyton Costa, Universidade Federal do Piaui

Mestre em Saúde e Comunidade pela Universidade Federal do Piaui - UFPI. 

Cássio Eduardo Miranda, Universidade Federal do Piaui

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Costa, C. ., & Miranda, C. E. (2024). Estresse em professores do ensino médio: manifestação atual do mal-estar docente?. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 190-203. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13545