Motivações e desafios enfrentados por estudantes de licenciatura em psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13566

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este artigo aborda as motivações para a docência e os desafios enfrentados por licenciandos em psicologia. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, e o instrumento de coleta de dados questionário online com questões abertas e fechadas. Participaram do estudo, onze estudantes de cursos de licenciatura em psicologia de quatro instituições universitárias das regiões sul e sudeste do Brasil. Os resultados demonstraram que a escolha pela licenciatura se deu, sobretudo, pelo interesse e curiosidade na área da educação, apropriação dos saberes pedagógicos, ampliação do mercado de trabalho, bem como as possibilidades de atuação profissional. As dificuldades apontadas revelaram: a falta de informações sobre as especificidades do curso de licenciatura e da atuação do professor de psicologia e a ausência de docentes com saberes pedagógicos para atuar na licenciatura em psicologia. Embora seja considerada formação complementar entre os estudantes, observou-se possibilidades de um ensino-aprendizagem de psicologia engajada e inventiva.

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Biografia do Autor

Lucas Antunes Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e licenciado em Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi). Mestre em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS) e doutorando em Sociologia (PPGS/UFRGS). Atualmente integra o Coletivo bell hooks: Formação e Políticas do Cuidado (UFRGS) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Violência (NEPEVI/PUCRS). 

Ana Caroline Cantini Nascimento , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialista em Educação e Psicologia pela União Brasileira de Faculdades.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Antunes Machado, L., & Caroline Cantini Nascimento , A. . (2023). Motivações e desafios enfrentados por estudantes de licenciatura em psicologia. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 177-197. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13566