Da felicidade epicurista à mortificação do desempenho: o sofrimento psíquico na pós-graduação stricto sensu
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13721Palavras-chave:
Sofrimento psíquico, Pós-graduandos, Felicidade, Epicuro, CapitalismoResumo
Este estudo objetiva relacionar a felicidade epicurista, particularmente a partir da análise da Carta a Meneceu, de Epicuro (341 a.C.-260 a. C.) ao sofrimento psíquico de pós-graduandos stricto sensu, pertencentes ao atual sistema social capitalista. A pesquisa de campo e de método mistos, utilizou como instrumento para a coleta de dados um survey interseccional, respondido por 76 discentes de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação (PPGE), localizado no estado do Paraná-PR. A análise dos resultados ocorreu a partir do conceito de felicidade expresso por Epicuro de Samos, além de pesquisadores contemporâneos que dissertam sobre o conceito de felicidade na contemporaneidade. Os resultados indicam que há uma ascendência nos casos de sofrimento psíquico dentro do ambiente acadêmico da pós-graduação, o que gera descontentamento, ansiedade e, consequentemente, infelicidade. Observou-se também que o sistema social capitalista, nos distancia da temperança, da ética e da moralidade, não obstante, também da felicidade enquanto conceito epicuriano.
Downloads
Referências
ARIÑO, Daniela Ornellas; BARDAGI, Marúcia Patta. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicologia e Pesquisa, Juiz de Fora, v. 12, n. 3, p. 44-55, 2018.
BAADER, Tomas et al. Diagnóstico de la prevalencia de trastornos de la salud mental en estudiantes universitarios y los factores de riesgo emocionales associados. Revista Chilena de Neuro-Psiquiatria, Santiago, v. 52, n. 3, p. 167-176, 2014.
BARBOSA, Lilian Lopes. Impacto do distanciamento social e de circunstâncias acadêmicas causadas pela pandemia de Covid-19 na saúde mental de docentes e discentes de Programas de Pós-Graduação em Odontologia no Brasil. 2021. 51 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares, 2021.
BAUMAN, Zygmunt; DONSKIS, Leonidas. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade liquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
BELLOCH, Fuster; GONZÁLEZ; Amparo Olabarría. El modelo bio-psico-social: Un marco de referencia necesario para el psicólogo clínico. Revista Clinica e Salud, Madrid, v. 4, n. 2, p. 181-190, 1993.
CABANAS, Edgar; ILLOUZ, Eva. Happycracia: fabricando cidadãos felizes. São Paulo, UBU, 2022.
CALDAS, Cristiane Chaves. Prazer e sofrimento: um estudo de caso com pós-graduandos no curso de Mestrado Acadêmico em Administração na cidade Belo Horizonte – MG. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Unihorizontes, Belo Horizonte, 2018.
CÂMARA, Victor Mayer dos Santos. Adoecimento e atendimento psicológico de pós-graduandos: perfil, queixas e fatores associados aos sintomas de ansiedade. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2020.
CRESWELL, Jhon Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
DUNKER, Christian Ingo Lenz. Reinvenção da Intimidade: Políticas de Sofrimento Cotidiano. 4. ed. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
EPICURO. Carta sobre a felicidade (a Meneceu). São Paulo: UNESP, 2002.
EVANS, Teresa M. et al. Evidence for a mental health crisis in graduate education. Nature Biotechnology, EUA, v. 36, p. 282-284, 2018.
FORTES, Christine Sodré. A vida nervosa na pós-graduação. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Ciência Política) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
GALDINO, Maria José Quina. Síndrome de Burnout e qualidade de vida entre estudantes de pós-graduação stricto sensu em enfermagem. 2015. 183 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GLATZ, Emanoela Thereza Marques de Mendonça. A saúde mental na pós-graduação: um estudo sobre as percepções de pós-graduandos acerca do sofrimento psíquico e das experiências vivenciadas no contexto de pandemia. 2022. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.
GLATZ, Emanoela Thereza Marques de Mendonça et al. A saúde mental e o sofrimento psíquico de pós-graduandos: uma revisão de literatura em teses e dissertações. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 6, p. 255-273, 2022.
GLATZ, Emanoela Thereza Marques de Mendonça; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; LEÃO, Thiago Marques. Sofrimento psíquico infantil na contemporaneidade: intersecções entre os preceitos da semicultura e da sociedade de risco. Eccos, São Paulo, n. 65, p. 1-20, 2023.
GLATZ, Emanoela Thereza Marques de Mendonça; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; GROSSI-MILANI, Rute. Saúde mental, qualidade de vida e bem-estar: vicissitudes e percepções de pós-graduandos em educação. Revista Internacional de Formação de Professores: Itapetininga, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/864. Acesso em: 13 ago. 2023.
OLIVEIRA, Danielle Machado. Sofrimento mental e comportamento suicida em pós-graduandos stricto sensu: prevalência e fatores associados. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2019.
SABÁDO, Tayane Leopoldino; ALVES, Mailson Nogueira; VALENTE, Marcio Bruno Barra. Da satisfação dos prazeres até a angústia de existir: um estudo sobre os caminhos de felicidade entre Epicuro e Heidegger. Hum@ne, Recife, v. 16, n. 1, p. 1-16, 2022.
WHITAKER, Robert. Anatomia de uma epidemia: pílulas magicas, drogas psiquiátricas e o aumento assombroso da doença mental. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017.
ZOTESSO, Marina Cristina. Sofrimento psicológico em pós-graduandos: aspectos emocionais e comportamentais. 2021. 99 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2021.
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; MAIA, Robson Borges; GROSSI-MILANI, Rute; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. Aprimoramento cognitivo farmacológico: motivações contemporâneas. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 25, e46319, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/MtqQ5Dr9xZHQGnCCVGpj55R/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2023.
ZMIJEWSKI, Marcos Adriano. Notas sobe o conceito de prazer em Epicuro. Griot: Revista de Filosofia, Bahia, v.22, n. 2, p. 98-107, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.