Da felicidade epicurista à mortificação do desempenho: o sofrimento psíquico na pós-graduação stricto sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13721

Palavras-chave:

Sofrimento psíquico, Pós-graduandos, Felicidade, Epicuro, Capitalismo

Resumo

Este estudo objetiva relacionar a felicidade epicurista, particularmente a partir da análise da Carta a Meneceu, de Epicuro (341 a.C.-260 a. C.) ao sofrimento psíquico de pós-graduandos stricto sensu, pertencentes ao atual sistema social capitalista. A pesquisa de campo e de método mistos, utilizou como instrumento para a coleta de dados um survey interseccional, respondido por 76 discentes de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação (PPGE), localizado no estado do Paraná-PR. A análise dos resultados ocorreu a partir do conceito de felicidade expresso por Epicuro de Samos, além de pesquisadores contemporâneos que dissertam sobre o conceito de felicidade na contemporaneidade. Os resultados indicam que há uma ascendência nos casos de sofrimento psíquico dentro do ambiente acadêmico da pós-graduação, o que gera descontentamento, ansiedade e, consequentemente, infelicidade. Observou-se também que o sistema social capitalista, nos distancia da temperança, da ética e da moralidade, não obstante, também da felicidade enquanto conceito epicuriano.

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Biografia do Autor

Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Conceição Solange Bution Perin, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Glatz, E. T. M. de M. ., Yaegashi, S. F. R., Oliveira, T. ., & Perin, C. S. B. . (2023). Da felicidade epicurista à mortificação do desempenho: o sofrimento psíquico na pós-graduação stricto sensu. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 198-213. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13721