Adolescência, escola e o tempo na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13744

Palavras-chave:

Adolescência, Ensino Médio, pandemia, temporalidade, inconsciente

Resumo

O artigo se propõe a pensar o retorno dos adolescentes às escolas após a pandemia fazendo a articulação entre conceitos psicanalíticos e a importância da escola na transição que a adolescência representa para a constituição psíquica do sujeito. A partir de uma experiência de pesquisa-extensão em uma escola com estudantes do Ensino Médio, pensamos sobre como o laço social contemporâneo impacta os modos de subjetivação e a educação, relacionando-o ao mal-estar nos estudantes adolescentes nos contextos educativos brasileiros. Além disso, a dimensão da temporalidade tanto a própria da adolescência, quanto da escola e da pandemia que lhe atravessam foram tomadas como direcionamentos sendo o artigo dividido três partes: tempo na pandemia, tempo da escola e o tempo da adolescência.

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Biografia do Autor

Cláudia Braga de Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Professora da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.

Luciana Gageiro Coutinho, Universidade Federal Flumenense

Doutorado em Psicologia pela PUC-RJ. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Flumenense - UFF.

Andréa Martello, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Professora da Escola Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Aline Araújo Lewenkopf, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Daniel Escano Bitencourt, Universidade Federal Flumenense

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal Flumenense - UFF

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Braga de Andrade, C., Coutinho, L., Martello, A. ., Araújo Lewenkopf, A. ., & Bitencourt, D. . (2023). Adolescência, escola e o tempo na pandemia. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 14-31. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13744