Perspectivas de professoras sobre os desafios da docência na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13769

Palavras-chave:

Professoras, Educação Infantil, Docência

Resumo

RESUMO: Este artigo trata da docência e de seus desafios a partir da escuta de seis professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI, de Belo Horizonte, proporcionada por uma pesquisa realizada em 2017. Os resultados indicam que as professoras têm clareza da importância do trabalho de cuidado e educação das crianças, assim como percebem a sua desvalorização social. Como desafios indicaram questões relacionadas aos comportamentos das crianças e às relações com as famílias. Ressalta-se a necessidade de políticas que assegurem melhores condições de trabalho a essas profissionais e que incluam momentos remunerados de formação continuada que possam contribuir para aprimorar o trabalho que realizam.

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Biografia do Autor

Walquíria de Souza Euzébio, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com especialização em Administração de Sistemas e Instituições Educacionais. Mestra em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Iza Rodrigues da Luz, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia - Psicólogo pela Universidade de Brasília (1998), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Euzébio, W. . de S., & Luz, I. R. da. (2024). Perspectivas de professoras sobre os desafios da docência na Educação Infantil. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 158-175. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13769