Ética intercultural latino-americana: pressupostos para a educação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13865

Palavras-chave:

Ética Intercultural, Educação Escolar, Latino-americana

Resumo

Nas últimas décadas, discussões sobre interculturalidade efetivaram-se no cenário intelectual latino-americano, relacionando os temas mais diversos a partir de diferentes interlocutores e pensadores. Muitos desses fizeram emergir a realidade latino-americana denunciando o parasitismo colonial (Manoel Bonfim), anunciando que a Nuestra America pode libertar-se da dominação Ibérica (José Marti) quando os princípios universais como a justiça, o reconhecimento do outro e a comunicação forem porta-vozes de mudanças (Raul Fornet-Betancourt; Ricardo Salas). A educação possui papel fundamental nesse processo (Catherine Walsh; Fidel Tubino). Por isso, neste artigo fruto de aulas, leituras, pesquisas e dedicação ao curso oferecido pela PUC Minas, na disciplina: Educação, Interculturalidade e Espiritualidade, temos como objetivo identificar os principais pressupostos para se pensar e desenvolver uma educação escolar, de víeis Intercultural Latino-Americana, a partir de uma metodologia qualitativa, documental e pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em material publicado como livros, artigos periódicos e entrevistas. De que maneira este diálogo e pressupostos contribuem para a educação escolar? Nestes tempos, em que se discute novos paradigmas para educação escolar, acredita-se que a interculturalidade crítica coopera para desvelar os projetos hegemônicos.

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Biografia do Autor

Alexandre Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestrando em Ciência da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Bolsista PUC Minas, Membro dos grupos de pesquisa REDECLID e Teologia & Contemporaneidade. 

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Silva, A. (2023). Ética intercultural latino-americana: pressupostos para a educação escolar. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 339-353. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13865