Ética intercultural latino-americana: pressupostos para a educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13865Palavras-chave:
Ética Intercultural, Educação Escolar, Latino-americanaResumo
Nas últimas décadas, discussões sobre interculturalidade efetivaram-se no cenário intelectual latino-americano, relacionando os temas mais diversos a partir de diferentes interlocutores e pensadores. Muitos desses fizeram emergir a realidade latino-americana denunciando o parasitismo colonial (Manoel Bonfim), anunciando que a Nuestra America pode libertar-se da dominação Ibérica (José Marti) quando os princípios universais como a justiça, o reconhecimento do outro e a comunicação forem porta-vozes de mudanças (Raul Fornet-Betancourt; Ricardo Salas). A educação possui papel fundamental nesse processo (Catherine Walsh; Fidel Tubino). Por isso, neste artigo fruto de aulas, leituras, pesquisas e dedicação ao curso oferecido pela PUC Minas, na disciplina: Educação, Interculturalidade e Espiritualidade, temos como objetivo identificar os principais pressupostos para se pensar e desenvolver uma educação escolar, de víeis Intercultural Latino-Americana, a partir de uma metodologia qualitativa, documental e pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em material publicado como livros, artigos periódicos e entrevistas. De que maneira este diálogo e pressupostos contribuem para a educação escolar? Nestes tempos, em que se discute novos paradigmas para educação escolar, acredita-se que a interculturalidade crítica coopera para desvelar os projetos hegemônicos.
Downloads
Referências
ALVES FILHO, Aluizio. Manoel Bomfim: combate ao racismo, educação popular e democracia radical. 2° ed. São Paulo. Expressão Popular, 2013.
BEOZZO, José Oscar. FRANCO, Cecilia Bernardete. Curso de verão: ano XXV: religiões construtoras de justiça e paz. São Paulo. Paulus, 2011.
BONFIM, Manoel. A América Latina: Males de origem. Rio de Janeiro. Topbooks. 1993.
CANDAU. Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10 ed. Petrópolis (RJ). Editora Vozes. 2013.
FORNET-BETANCOURT, Raul. Interculturalidade: críticas, diálogo e perspectivas. Tradução do alemão: Angela Tereza Sperb. São Leopoldo. Nova Harmonia. 2004.
FORNET-BETANCOURT, Raul. Questões de método para uma filosofia intercultural a partir da Ibero-América. São Leopoldo. Ed. UNISINOS. 1994
FORNET-BETANCOURT, Raul. Religião e interculturalidade. Traduzido por Antonio Sidekum. São Leopoldo. Nova Harmonia. Sinodal, 2007.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. 52 edições. São Paulo. Editora Cortez. 2021.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo. Editora Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 2005.
GONÇALVES, Alonso. Revelação e decolonialidade. São Paulo. Recriar, 2021.
INÊS, Ana Souza. Paulo Freire: vida e obra. Organizado por Ana Inês Souza. 2° Edição. São Paulo. Expressão Popular. 2010
KOTSCHO, Ricardo. Paulo Freire e Frei Betto. Essa Escola Chamada Vida, Depoimento ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo. Editora Ática. 1988
LAGO, Davi. Brasil polifônico: os evangélicos e as estruturas de poder. 1° ed. São Paulo. Mundo Cristão. 2018.
MARTÍ, José. Educação em nossa América. Ijuí - Rio Grande do Sul. Ed. Unijuí, (Coleção Fronteiras da Educação). 2007
MARTÍ, José. Nossa América Antologia. São Paulo. Editora HUCITEC. Tradução. Maria Angélica de Almeida Trajber. 1983.
OLIVEIRA. Ivanilde Apoluceno de. Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. 1° Editora CRV. Curitiba (PR). 2015.
SALAS, Astrain Ricardo. Ética intercultural: (re) leituras do pensamento latino-americano. São Leopoldo. Nova Harmonia. 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. São Paulo. Cortez, 2010.
STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides. ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. 4° ed. rev. amp. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2019.
STRECK, Danilo R. Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2010.
STRECK, Danilo R. JOSÉ MARTÍ & EDUCAÇÃO. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2008.
TEIXEIRA, Faustino. MOTA, Zwinglio Dias. Ecumenismo e diálogo inter-religioso: a arte do possível. Aparecida, SP. Editora Santuário, 2008.
TUBINO. Fidel Juan Ansion. Educar en Ciudadanía Intercultural. Fondo Editorial de la Pontificia Universidad Católica del Perú. 2007.
TUBINO. Fidel. La praxis de la interculturalidad en los Estados Nacionales Latinoamericanos Cuadernos Interculturales, vol. 3, núm. 5, julio-diciembre, 2005 Universidad de Playa Ancha Viña del Mar, Chile. Disponível em: La praxis de la interculturalidad en los Estados Nacionales Latinoamericanos (redalyc.org). Acesso em: 25.06.2023.
WALSH, Catherine. La educación intercultural em la educacíon. Lima -Peru. Ministério de Educación – DINEBI. 2005. disponível em: https://centroderecursos.cultura.pe/sites/default/files/rb/pdf/La%20interculturalidad%20en%20la%20educacion_0.pdf. Acesso em 07.10.2023
ZUCHEL, Lorena; ALBERTSEN, Tobem; SALAS, Ricardo Astrain (editores). Interculturalidad y Reconocimiento Revitalización del conocimiento indígena en la pedagogía intercultural: Enseñanza, práctica y lengua. Santiago de Chile Primera edición, julio 2023 Gestión editorial: Ariadna Ediciones http://ariadnaediciones.cl/ https://doi.org/10.26448/ae9789566095005.79. Acesso em: 26.05.2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.