Movimentos axiológicos e(m) semiotizações de memórias de bem-estar promovidas por uma escola do interior baiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14093

Palavras-chave:

Análise Dialógica do Discurso, Bem-estar, Interação social, Memórias

Resumo

Este artigo visa analisar modos de axiologizar o bem-estar na escola em enunciados produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior baiano. Interessa-nos, especialmente, compreender como os sujeitos semiotizam, em seus enunciados, o que consideram o evento mais marcante de suas experiências ao longo dos anos finais do ensino fundamental e o que isso nos informa sobre os valores ali mobilizados relativos ao papel social e institucional da escola e(m) suas modalidades de convivência intersubjetiva. As análises destacam que as memórias verbo-visualmente materializadas não se limitam a registros, abrigados na consciência, mas são repositórios de experiências afetivas de e em diversos cronotopos. O fato de as memórias apresentadas recobrirem diferentes eventos interacionais oferecem-nos uma visão crítica dos estudantes de como percebem e matizam complexidades das interações por eles rememoradas e enunciadas. Trabalhos, como o nosso, que se interessam pelos afetamentos de alunos, contribuem, localmente, para que o contexto escolar seja (re)(des)coberto, tensionando como percepções sociais são semiotizadas em horizontes apreciativos de experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Castro Modl, Universidade Estadual do Sudoesteda Bahia

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada e do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL), Área de Metodologia e Prática de Ensino (AMPE) da Universidade Estadual do Sudoesteda Bahia (UESB). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas).   

 

Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Durante os anos de 2021-2023, a professora-pesquisadora usufruiu de afastamento para aprimoramento profissional através de pós-graduação, conforme preceitua a Lei federal 8112/90. 

Cristiane Campos Marques, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de  Pesquisa: Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Durante os anos de 2021-2023, a  professora-pesquisadora usufruiu de afastamento para aprimoramento profissional através de pós-graduação, conforme  preceitua a Lei federal 8112/90. 

Anderson de Jesus Caires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de  Pesquisa: Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista pela Fundação de Amparo à  Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). 

Marina Santos Soares Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Referências

AMORIM, Marília. Memória do objeto – uma transposição bakhtiniana e algumas questões para a educação / Object’s memory – a bakhtinian transposition and some questions about education. BAKHTINIANA, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 8-22, 1o sem. 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/2993/1927. Acesso em: dez. 2023

ANDRADE, F. R. da S.; RIBEIRO, P. B.; MODL, F. de C. Aspectos axiológicos sobre racismo revelados em charges produzidas por alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Diálogo das Letras, [S. l.], n. 12, p. e02317, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02317. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4733. Acesso em: nov. 2023.

BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16.ed. São Paulo: Hucitec, 2014. 203 p.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

BAKHTIN. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução Paulo Bezerra. 5.ed. Rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2002.

BRAIT, B. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: dez. 2023.

CLOT, Yves. Trabalho e Poder de Agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

CLOT, Yves. O ofício como operador de saúde. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2013, vol. 16, n. especial 1, p. 1-11. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cpst/v16nspe/v16ns1a02.pdf

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004

GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face I. Erving Goffman; tradução de Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. Disponível em: https://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo__2001.pdf

MOITA LOPES, L. P. da, & FABRÍCIO, B. F. (2019). Por uma ‘proximidade crítica’ nos estudos em Linguística Aplicada. Calidoscópio, 17(4), 711–723. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.03. Acesso em: dez. 2023.

PEREIRA, Maria do Alívio Pessoa Caires. Identidades, memórias e territorialidades: redes conceituais para se pensar a cultura escolar de alunos do 9º ano em uma escola de Ituaçu-Ba. / 218f. Orientador (a): Drª. Fernanda de Castro Modl. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste Bahia, Programa de Pós-graduação em Letras: cultura, educação e linguagens – PPGCEL, Vitória da Conquista, 2023. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppgcel/producao-turma-mestrado/turma-2021/. Acesso em: dez. 2023.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Narrando as narrativas: de le grand récit a la petite histoire. In.

LIMA, D.C. (Org.). Aprendizagem de língua inglesa: histórias refletidas. Vitória da

Conquista. Edições UESB, 2010, p. 13-18.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

RIBEIRO, Pollyanne Bicalho; SOBRAL, Adail. Eu, o outro (Outro) e o vazio na constituição da representação identitária. D.E.L.T.A., 37-1, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/bmLXSKqkHKNx9dhBYHxGvrf/?lang=pt#. Acesso em: dez. 2023.

VOLOCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem/ Valentin Volóchinov; tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo - São Paulo:

Editora 34, 2018 (2a Edição), p. 173-200.

VIGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Modl, F. de C., Pessoa Caires Pereira, M. do A. ., Campos Marques, C., de Jesus Caires, A., & Santos Soares Pereira, M. . (2023). Movimentos axiológicos e(m) semiotizações de memórias de bem-estar promovidas por uma escola do interior baiano. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 305-321. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14093