Movimentos axiológicos e(m) semiotizações de memórias de bem-estar promovidas por uma escola do interior baiano
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14093Palavras-chave:
Análise Dialógica do Discurso, Bem-estar, Interação social, MemóriasResumo
Este artigo visa analisar modos de axiologizar o bem-estar na escola em enunciados produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior baiano. Interessa-nos, especialmente, compreender como os sujeitos semiotizam, em seus enunciados, o que consideram o evento mais marcante de suas experiências ao longo dos anos finais do ensino fundamental e o que isso nos informa sobre os valores ali mobilizados relativos ao papel social e institucional da escola e(m) suas modalidades de convivência intersubjetiva. As análises destacam que as memórias verbo-visualmente materializadas não se limitam a registros, abrigados na consciência, mas são repositórios de experiências afetivas de e em diversos cronotopos. O fato de as memórias apresentadas recobrirem diferentes eventos interacionais oferecem-nos uma visão crítica dos estudantes de como percebem e matizam complexidades das interações por eles rememoradas e enunciadas. Trabalhos, como o nosso, que se interessam pelos afetamentos de alunos, contribuem, localmente, para que o contexto escolar seja (re)(des)coberto, tensionando como percepções sociais são semiotizadas em horizontes apreciativos de experiências.
Downloads
Referências
AMORIM, Marília. Memória do objeto – uma transposição bakhtiniana e algumas questões para a educação / Object’s memory – a bakhtinian transposition and some questions about education. BAKHTINIANA, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 8-22, 1o sem. 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/2993/1927. Acesso em: dez. 2023
ANDRADE, F. R. da S.; RIBEIRO, P. B.; MODL, F. de C. Aspectos axiológicos sobre racismo revelados em charges produzidas por alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Diálogo das Letras, [S. l.], n. 12, p. e02317, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02317. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4733. Acesso em: nov. 2023.
BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16.ed. São Paulo: Hucitec, 2014. 203 p.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
BAKHTIN. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução Paulo Bezerra. 5.ed. Rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2002.
BRAIT, B. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: dez. 2023.
CLOT, Yves. Trabalho e Poder de Agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
CLOT, Yves. O ofício como operador de saúde. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2013, vol. 16, n. especial 1, p. 1-11. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cpst/v16nspe/v16ns1a02.pdf
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004
GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face I. Erving Goffman; tradução de Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. Disponível em: https://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo__2001.pdf
MOITA LOPES, L. P. da, & FABRÍCIO, B. F. (2019). Por uma ‘proximidade crítica’ nos estudos em Linguística Aplicada. Calidoscópio, 17(4), 711–723. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.03. Acesso em: dez. 2023.
PEREIRA, Maria do Alívio Pessoa Caires. Identidades, memórias e territorialidades: redes conceituais para se pensar a cultura escolar de alunos do 9º ano em uma escola de Ituaçu-Ba. / 218f. Orientador (a): Drª. Fernanda de Castro Modl. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste Bahia, Programa de Pós-graduação em Letras: cultura, educação e linguagens – PPGCEL, Vitória da Conquista, 2023. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppgcel/producao-turma-mestrado/turma-2021/. Acesso em: dez. 2023.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Narrando as narrativas: de le grand récit a la petite histoire. In.
LIMA, D.C. (Org.). Aprendizagem de língua inglesa: histórias refletidas. Vitória da
Conquista. Edições UESB, 2010, p. 13-18.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
RIBEIRO, Pollyanne Bicalho; SOBRAL, Adail. Eu, o outro (Outro) e o vazio na constituição da representação identitária. D.E.L.T.A., 37-1, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/bmLXSKqkHKNx9dhBYHxGvrf/?lang=pt#. Acesso em: dez. 2023.
VOLOCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem/ Valentin Volóchinov; tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo - São Paulo:
Editora 34, 2018 (2a Edição), p. 173-200.
VIGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.