Mal-estar docente: o que há de (inter) dito na escola na contemporaneidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14378

Palavras-chave:

Mal-estar docente, Ressignificação, Crítica

Resumo

O presente estudo aborda a temática mal-estar docente. Trata-se de um recorte de uma pesquisa teórica desenvolvida em nossos estudos de Pós-graduação em educação. O objetivo geral foi pensar o mal-estar docente como elemento intrínseco à subjetividade e à prática docente. Metodologicamente, do ponto de vista filosófico e psicanalítico, propomos uma análise reflexiva a partir da via da crítica e da ressignificação. Os resultados apontaram que o mal-estar docente é um traço do ser professor, como um elemento que está no entrecruzamento do desejo de ensinar, educar, exercer a docência e as condições objetivas e subjetivas encontradas e mobilizadas nesse exercício, tendo a experiência formativa como elemento-chave desse processo. É necessário, então, que os professores tomem contato com sua dor, com a finitude, com a incerteza que a angústia de não saber tudo ou nada saber a respeito de si mesmo é um marco da subjetividade.

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Biografia do Autor

Ademir Henrique Manfre, Universidade do Oeste Paulista

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP. Professor dos cursos de graduação da Universidade do Oeste Paulista e do PPGE da mesma instituição.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Manfre, A. H. . (2024). Mal-estar docente: o que há de (inter) dito na escola na contemporaneidade?. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31). https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14378