A experiência de viver a pós-graduação no Brasil e suas interseções com a sociedade do cansaço
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14428Palavras-chave:
Educação de Pós-Graduação, Saúde mental, Produtivismo acadêmicoResumo
Este estudo objetivou refletir sobre o contexto da pós-graduação à luz dos argumentos que compõem a obra sociedade do cansaço, de Byung-Chul Han. Nas duas categorias de análise desenvolvidas, que relacionaram as vivências e as reflexões dos autores no âmbito da pós-graduação com os pressupostos de Han, ponderou-se que diversos aspectos inerentes desse cenário contribuem para ocasionar prejuízos à saúde biopsicossocial daqueles que o constituem. São exemplos a violência neuronal, o excesso de positividade, e o status, que confluem para transformar os discentes em animal laborans e configurar sua habitação no território da pós-graduação como em uma sociedade do cansaço, em que não há espaço para uma vida contemplativa. Dessa forma, sinaliza-se a necessidade de reflexões que almejem preservar a saúde mental desses sujeitos como prioridade no planejamento de ensino, pesquisa e gestão, de maneira transversal.
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