A experiência de viver a pós-graduação no Brasil e suas interseções com a sociedade do cansaço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14428

Palavras-chave:

Educação de Pós-Graduação, Saúde mental, Produtivismo acadêmico

Resumo

Este estudo objetivou refletir sobre o contexto da pós-graduação à luz dos argumentos que compõem a obra sociedade do cansaço, de Byung-Chul Han. Nas duas categorias de análise desenvolvidas, que relacionaram as vivências e as reflexões dos autores no âmbito da pós-graduação com os pressupostos de Han, ponderou-se que diversos aspectos inerentes desse cenário contribuem para ocasionar prejuízos à saúde biopsicossocial daqueles que o constituem. São exemplos a violência neuronal, o excesso de positividade, e o status, que confluem para transformar os discentes em animal laborans e configurar sua habitação no território da pós-graduação como em uma sociedade do cansaço, em que não há espaço para uma vida contemplativa. Dessa forma, sinaliza-se a necessidade de reflexões que almejem preservar a saúde mental desses sujeitos como prioridade no planejamento de ensino, pesquisa e gestão, de maneira transversal.   

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Biografia do Autor

Bruno Neves da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Valéria Gomes Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nilba Lima de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFRN.

Erika Simone Galvão Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Neves da Silva, B., Gomes Fernandes da Silva, V., Lima de Souza, N., & Galvão Pinto, E. S. . (2024). A experiência de viver a pós-graduação no Brasil e suas interseções com a sociedade do cansaço. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 343-352. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14428