O mal-estar e adoecimento: os impactos da pandemia na vida dos/as professores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14571

Palavras-chave:

Adoecimento, Ensino Remoto, Mal-estar, Pandemia, Síndrome de burnout

Resumo

Este artigo trata-se do tema mal-estar e adoecimento e tem como objetivo analisar os impactos da pandemia por covid-19 na vida dos/as professores/as. O estudo parte de uma pesquisa bibliográfica e documental das produções sobre o tema. O período da pandemia demarca um momento na história da educação brasileira que modificou os modos de trabalho e ao mesmo tempo, trouxe impactos na vida dos/as professores/as. Os resultados deste estudo, apontam para os impactos relacionados à saúde, como o mal-estar e a síndrome de burnout fruto das condições de trabalho, como a intensificação e a precarização do trabalho ocasionadas pelo ensino remoto, alterando significativamente a vida destes profissionais.

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Biografia do Autor

Maria Izabel Alves dos Reis, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará - UFPA (2015). Diretora da Faculdade de Educação (2017-2019). Coordenadora do Parfor (2017-2018). Coordenadora do Curso de Especialização em Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (2020-2021) Doutora em Educação na Linha de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação - ICED da Universidade Federal do Pará - UFPA (2014). Mestre em Educação pelo Programa de PósGraduação em Educação do ICED/UFPA - Linha de Pesquisa: Políticas Públicas Educacionais (2009).Especialista em Análise de Gênero e Feminismo na América Latina (UFPA-2022). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Pará - UEPA (2003). Graduada em Pedagogia pela UFPA (1997).Trabalhou no Ensino Fundamental e Educação Infantil na Secretária Municipal de Educação de Belém (2000-2015), com experiência em Educação Especial e Educação Ambiental. Trabalhou no cargo de Técnica em Educação na Secretária Estadual de Educação do Estado do Pará (2009-2015).

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Alves dos Reis, M. I. (2024). O mal-estar e adoecimento: os impactos da pandemia na vida dos/as professores/as. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31). https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14571