O mal-estar e adoecimento: os impactos da pandemia na vida dos/as professores/as
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14571Palavras-chave:
Adoecimento, Ensino Remoto, Mal-estar, Pandemia, Síndrome de burnoutResumo
Este artigo trata-se do tema mal-estar e adoecimento e tem como objetivo analisar os impactos da pandemia por covid-19 na vida dos/as professores/as. O estudo parte de uma pesquisa bibliográfica e documental das produções sobre o tema. O período da pandemia demarca um momento na história da educação brasileira que modificou os modos de trabalho e ao mesmo tempo, trouxe impactos na vida dos/as professores/as. Os resultados deste estudo, apontam para os impactos relacionados à saúde, como o mal-estar e a síndrome de burnout fruto das condições de trabalho, como a intensificação e a precarização do trabalho ocasionadas pelo ensino remoto, alterando significativamente a vida destes profissionais.
Downloads
Referências
ALVES, Giovanni. O novo (e precário) Mundo do Trabalho: Reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo. Boitempo. 2010. ISBN. 978-85-85934-58-3
ANTUNES, Ricardo. A era da informatização e a época da informalização: riqueza e Miséria do trabalho no Brasil. IN. ANTUNES. Ricardo (ORG) Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil. São Paulo Boitempo. 2006. 528p. ISBN 85-7559-083-9.
. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. Boitempo Editorial, 2020.
APPLE, M.W. Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e de gênero em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições; 1986.BENEVIDES-PEREIRA (org.). Ana Maria T. Burnout: quando o trabalho ameaça o bem- estar do trabalhador. São Paulo. Casa do Psicólogo. 2002.
BRASIL.Portal Coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/ Acesso em: 20 jan. 2023.
_______.Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020.
_______.Ministério da Educação. Resolução do CNE/CP nº 2/2020. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3386/resolucao-cne-cp-n-2-2020 Acesso em: 10 Fev. 2023.
_______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº: 9/2020 . Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2020-%09pdf/147041-pcp009-20/file Acesso em: 10 Fev. 2023.
_______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 11/2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020 . Acesso em: 10 Fev. 2023.
_______. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020 Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14040.htm Acesso em: 15, fev, 2024
_______. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/ dou/- /portaria343-de-17-de-marco-de-2020-248564376.
_______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2021. Disponível em:https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2021.pdf . Acesso em: 20 de mar. 2024
BRAVO, Maria Inês. Política de Saúde no Brasil. In: MOTA. Ana Elizabete [et al.], (orgs). Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional. São Paulo; Ed. Cortez. Brasília. DF: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2009.
CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, Maringá. V.7, n. 1, p. 21-29, jan/jul. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/pe/v7n1/v7n1a03.pdf>. Acesso em jan.2023.
CIAVATTA, Maria. O Conhecimento Histórico e Problema Teórico-Metodológico das Mediações. IN. FRIGOTTO. Gaudêncio. CIAVATTA. Maria. Teoria e Educação no Labirinto do Capital. Ed. Vozes. 2º Edição. 2001. p. 130-154.
CODO, Wanderley. (Org.) Educação: carinho e trabalho. Petrópolis. Ed.Vozes. 2006.
DEJOURS, Christophe. A Loucura do trabalho: estudos de psicopatologia do trabalho. Tradução de Ana Isabel Paraguay e Lúcia Leão Ferreira. 5. ed. Cortez: São Paulo, 1992. ISBN 978-85-249-01101-0.
ESTEVE, J.M. O Mal-estar Docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
FEUERHARMEL, L. D. DE S.; LIMBERGER, V. Trabalho Docente na Pandemia:uma análise a partir de reportagens em mídia digital. Anais da Jornada Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Educação da Unisc, 2020. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/jornacad/article/viewFile/20894/1192613002 Acesso em: Dez. 2023.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 7. ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 2002. 250p. ISBN 85-219-0442-8
MAUÉS, Olgaíses. Profissão e trabalho docente em tempos de reforma da educação superior. In: 10/18/2010.
MENDES, Márcia Aparecida. Mal estar docente: uma pesquisa com professores de Uberlândia. Revistas Olhares e Trilhas. V. 04 n. 04. 2003. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/3574>.Acesso em Jan 2023.
MINAYO, Maria Cecília. S. O desafio do conhecimento – Pesquisa qualitativa em saúde.
São Paulo: Hucitec/Abrasco. 1998.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180037 . Acesso em: fev. 2024
Organização Mundial da Saúde (OMS). Mental Health and COVID-19: Early evidence of the pandemic’s impact Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/2-3-2022-pandemia-covid-19-desencadeia-aumento-25-na-prevalencia-ansiedade-e-depressao-em . Acesso em: fev. 2024
RAMOS, Daniela Karine (et al). Professores na pandemia: fatores e condições associados à Síndrome de Burnout. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/TzVN5KzbW4vqPG5Hq8ksFTL/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: Fev. 2024.
SELIGMAN-SILVA, Edith. Trabalho e Desgaste Mental: o direito de ser dono de si mesmo. São Paulo. Cortez. 2011. ISBN: 978-85-249-1756-1
SINDICATO DOS TRABALHDORES EM EDUCAÇÃO. A saúde do profissional da educação em tempos de pandemia e trabalho remoto. Disponível em: https://sinte-sc.org.br/files/1081/caderno%20pesquisa%20saude.pdf .Acesso em: Fev. 2024.
TUOTO, E. A. "Síndrome de Burnout." In: História da MedicinaDrElvio A Tuoto(Internet). Brasil, 2007. Disponível em: <http://historyofmedicine.blogspot.com/2007/12/sndrome-de-burnout-ou-sndrome-do.html>. Acesso em: 20 de mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.