O cuidado ao professor universitário e o ato de cuidar na prática educativa: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14572

Palavras-chave:

Cuidado, Professor, Ensino Superior, Prática Educativa

Resumo

O artigo trata de uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo de analisar os estudos existentes sobre o cuidado institucional ao professor universitário e o cuidado praticado pelo professor nas suas ações educativas. Foi feito um levantamento de artigos e teses no portal de periódicos da CAPES, publicados no período de 2010 a 2023, com os seguintes termos de busca: cuidado, educação, ensino superior, professor universitário, qualidade de vida, trabalho, saúde mental, saúde docente, bem-estar docente, acolhimento e promoção de saúde. Foram incluídos estudos sobre o cuidado ao docente no ensino superior e as suas ações do cuidar nas práticas da área de Humanas. A análise embasou-se na Psicologia Histórico-Cultural articulada por Vygotsky, realizando a leitura na íntegra dos nove estudos incluídos, sendo sete artigos e duas teses, organizados em duas categorias: cuidado institucional ao professor universitário e o cuidado exercido pelo docente universitário na sua prática profissional. Os resultados mostram que o cuidado ao docente universitário tem sido vivenciado por ações pontuais sobre qualidade de vida no trabalho. Foi percebida a carência de estudos que identifiquem questões implicadas no cuidado ao docente de caráter institucional e que apresentam as práticas educativas no ensino superior como ato de cuidado.

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Biografia do Autor

Clara Maria Miranda de Sousa, Universidade do Estado da Bahia

Psicóloga formada pela Univasf. Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco. Doutoranda em Psicologia pela UFBA. Fundadora da Educuidar - Serviços em Psicologia. Professora no Curso de Pedagogia no Departamento de Ciências Humanas III - UNEB.

Marilena Ristum, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutorado na Clark University (US) e na Universidad de Cordoba (ES). 

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Miranda de Sousa, C. M., & Ristum, M. (2024). O cuidado ao professor universitário e o ato de cuidar na prática educativa: revisão sistemática da literatura. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 216-232. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14572