O cuidado ao professor universitário e o ato de cuidar na prática educativa: revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14572Palavras-chave:
Cuidado, Professor, Ensino Superior, Prática EducativaResumo
O artigo trata de uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo de analisar os estudos existentes sobre o cuidado institucional ao professor universitário e o cuidado praticado pelo professor nas suas ações educativas. Foi feito um levantamento de artigos e teses no portal de periódicos da CAPES, publicados no período de 2010 a 2023, com os seguintes termos de busca: cuidado, educação, ensino superior, professor universitário, qualidade de vida, trabalho, saúde mental, saúde docente, bem-estar docente, acolhimento e promoção de saúde. Foram incluídos estudos sobre o cuidado ao docente no ensino superior e as suas ações do cuidar nas práticas da área de Humanas. A análise embasou-se na Psicologia Histórico-Cultural articulada por Vygotsky, realizando a leitura na íntegra dos nove estudos incluídos, sendo sete artigos e duas teses, organizados em duas categorias: cuidado institucional ao professor universitário e o cuidado exercido pelo docente universitário na sua prática profissional. Os resultados mostram que o cuidado ao docente universitário tem sido vivenciado por ações pontuais sobre qualidade de vida no trabalho. Foi percebida a carência de estudos que identifiquem questões implicadas no cuidado ao docente de caráter institucional e que apresentam as práticas educativas no ensino superior como ato de cuidado.
Downloads
Referências
ACOSTA-SALAZAR, D.P.; GUEVARA-RUMBOS, B. Cuidar de sí en profesores universitarios desde la perspectiva de la integralidad. Duazary , v. 15, n.3, 2018.
ALVES, L. A. Uso prolongado da voz em professoras universitárias: uma questão de saúde do trabalhador (Tese). Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo; 2011.
ASSIS, R. M.; OLIVEIRA, J. F. O campo da educação superior no Brasil: tensões e desafios. Em Aberto, Brasília, v. 36, n. 116, p. 27-42, jan/abr. 2023.
BORGES, R. F. Cuidado educativo: relações e possibilidades de uma práxis
transformadora no ensino superior. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
BORGES, R. F. Rede de Significados para uma Educação Transformadora: tecendo as concepções da formação docente, filosofia e da psicologia da educação no banco de dados da ANPED nos anos 2009 a 2013 e os referenciais teóricos do cuidar. Educação Por Escrito, v. 7, n.1, p. 3–15, 2016.
ESQUIVEL, V. O cuidado: de conceito analítico a agenda política. Nueva Sociedad especial em português, 2015.
FRANÇA, T.; GODINHO, F.; PADILLA, B.; VICENTE, M.; AMÂNCIO, L.; FERNANDES, A. Articulações entre vida pessoal, familiar e profissional no contexto das instituições de ensino superior e científicas: A experiência de investigadoras e docentes durante a pandemia da Covid-19 em Portugal. Fórum Sociológico, v. 39, p. 43-52, 2021.
FONTANA, R. T.; PINHEIRO, D.A. Condições de saúde auto-referidas de professores de uma universidade regional. Rev Gaúcha Enferm., v. 31, n.2, p. 270-276, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da informação, v. 6, n.1, p. 57-73, 2020.
GHOLAMI, K. Moral care and caring pedagogy: two dimensions of teachers’ praxis. Pedagogy, Culture & Society, v. 19, n. 1, p. 133-151, 2011.
LEMOS, J. C. Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários. (Tese). Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 2005
LOURENÇO, C. D. S.; LIMA, M. C.; NARCISO, E. R. P. Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração? Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, p. 691-717, nov. 2016.
MOREIRA, D. Z.; RODRIGUES, M. B. Saúde mental e trabalho docente. Estudos de Psicologia (Natal), v. 23, n. 3, p. 236-247, 2018.
MOROSINI, M. (Org). A universidade no Brasil - concepções e modelos, 2a. ed. Brasília. INEP, 2000.
MOZZATO, A. R.; MOZZATO, F. R.; SGARBOSSA, M.; AMARANTE, G. C. B. do. Rotina e saúde do professor universitário: impacto da COVID-19. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 22, n.1, p. 1848-1857, 2022.
NEME, G. G. S.; LIMONGI, J. E. O trabalho docente e a saúde do professor universitário: uma revisão sistemática. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 16, p. 1–10, 2020.
PESSANO, C.S. Docência na Educação Superior: a importância da gestão de pessoas para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho à luz da psicologia positiva. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil, 2020.
PINHEIRO, F.P.H.A. et al. Trabalho Docente no Contexto da Expansão Universitária. Estud. pesqui. psicol., v. 23, n.1, p.92-114, 2023.
PRISMA GROUP. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. (s.l.): University of Ottawa/Oxford University. 2015. Disponível em: http://www.prismastatement.org/PRISMAStatement/ Acesso em: 03 dez. 2023.
RIBEIRO, L. H. Ambiente sonoro e a qualidade de vida vocal de professores universitários (Dissertação). Curitiba (PR): Universidade de Tuiuti do Paraná; 2015
SAMPAIO, R. F.; Mancini, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Bras Fisioter, v. 11, p.1, p. 83-89, 2007.
SANTANA, F. A. L.; NEVES, I. R. Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras. Saúde & Sociedade, v. 26, n.3, p. 786-797, 2017.
SEARY, K.; WILLANS, J. Pastoral Care and the Caring Teacher – Value Adding to Enabling Education. Student Success, v. 11, n.1, p. 12-21, 2020.
TANG, A. L. L.; WALKER-GLEAVES. Hong Kong university teachers’ conceptions and articulation of teachers care: towards building a model of caring pedagogy. Higher Education, v. 83, p. 503-526, 2022.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
TUNDIS, A. G. O.; MONTEIRO, J.K. Ensino superior e adoecimento docente: um estudo em uma universidade pública. Psicologia da Educação, n.46, p. 1-10, 2018.
VALADÃO JÚNIOR, V.M.; PINHAL, V.A.; SILVA, F.D.; MARTINS, R. M. As multimulheres da universidade: carreira, vida pessoal e competências docentes de professoras de programas de pós-graduação. Revista GUAL, v. 11, n.2, p. 133-155, 2018.
VASCONCELOS, I.; LIMA, R. L. Trabalho e saúde-adoecimento de docentes em universidades públicas. R. Katál., v. 24, n. 2, p. 364-374, 2021.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
ZABALZA, M. O ensino universitário: seus cenários e seus protagonistas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.