Trabalho docente e Covid-19: revisão da produção científica sobre repercussões da pandemia na saúde mental de docentes do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14574

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino Remoto, Ansiedade, Burnout, Estresse

Resumo

O distanciamento social necessário para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 impôs a interrupção de aulas presenciais e a adoção do ensino remoto, resultando em mudanças significativas para a docência. Baseando-se no histórico documentado na literatura relacionado à alta prevalência de acometimentos à saúde mental de professoras e professoras e seu possível agravamento no período pandêmico, este estudo teve como objetivo revisar a produção científica acerca das repercussões do trabalho na saúde mental de docentes do ensino superior durante a pandemia de Covid-19. Realizou-se revisão de literatura a partir do Portal de Periódicos Capes. Das 453 publicações encontradas, selecionaram-se 13 artigos que atendiam concomitantemente a todos os critérios de inclusão adotados. Identificaram-se diversos desfechos relacionados à saúde mental de docentes, dentre os quais a ansiedade foi mais frequente, com seis ocorrências (prevalências entre 30,3 e 89,7%). O estresse foi identificado em cinco estudos (prevalências entre 24,1 e 76,0%). Sintomas de depressão figuraram em dois artigos (prevalências de 50,0% e 65,5%). A Síndrome de Burnout foi registrada também em duas pesquisas (prevalências de 41,0% e 58,3%). Dentre os fatores associados aos desfechos destacaram-se dificuldades relacionadas à adoção de ferramentas tecnológicas necessárias na transição do ensino presencial para o ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Laughton Durante D’Angelis, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Administração, Graduada em 2023. Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Giovanni Campos Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFMG. Professor da UFMG. Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Stanley Schettino, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência Florestal pela UFV. Professor da UFMG. Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Rose Elizabeth Cabral Barbosa, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - Pesquisadora Associada à Unimontes

Referências

ARRONA-PALACIOS, Arturo; REBOLLEDO-MENDEZ, Genaro; ESCAMILLA, Jose; HOSSEINI, Samira; DUFFY, Jeanne. Effects of COVID-19 lockdown on sleep duration, sleep quality and Burnout in faculty members of higher education in Mexico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 2985-2993, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232022278.04322021

ARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.621

ATARÁ-PIRAQUIVE, Àngela Patricia; SANABRIA, Bibiana Omaira Rute; CANTOR-CUTIVA, Lady Catherine. Productivity costs associated to voice symptoms, low sleep quality, and stress among college professors during homeworking in times of COVID-19 Pandemic. Revista de Investigación e Innovación en Ciencias de la Salud, v. 4, n. 1, p. 4-15, 2022. DOI: https://doi.org/10.46634/riics.131

BESSER, Avi; LOTEM, Sari; ZEIGLER-HILL, Virgil. Psychological stress and vocal symptoms among university professors in Israel: implications of the shift to online synchronous teaching during the COVID-19 pandemic. Journal of Voice, v. 36, n. 2, p. 291. e9-291. e16, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2020.05.028

CAMPOS, Taís Cordeiro; VÉRAS, Renata Meira; ARAÚJO, Tânia Maria de. Transtornos mentais comuns em docentes do ensino superior: evidências de aspectos sociodemográficos e do trabalho. Avaliação, v. 25, n. 3, p. 745-768, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300012

CASALI, Ana; TORRES, Diego. Impacto del COVID-19 en docentes universitarios argentinos: cambio de prácticas, dificultades y aumento del estrés. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 28, p. 423-431, 2021. DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.28.e53

FAN, Changyu; FU, Ping; LI, Xueyan; LI, Min; ZHU, Miao. Trauma exposure and the PTSD symptoms of college teachers during the peak of the COVID‐19 outbreak. Stress and Health, v. 37, n. 5, p. 914-927, 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/smi.3049

FREITAS, Ronilson Ferreira; RAMOS, Daniel Santos; FREITAS, Tahiana Ferreira; SOUZA, Gleydson Rocha de; PEREIRA, Éryka Jovânia; LESSA, Angelina do Carmo. Prevalência e fatores associados aos sintomas de depressão, ansiedade e estresse em professores universitários durante a pandemia da COVID-19. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 70, p. 283-292, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000348

FU, Wenning; HAN, Xiaotong; LIU, Yifang; ZOU, Li.; WEN, Jing; YAN, Shijiao; Lv, Chuanzhu. Prevalence and Related Factors of Anxiety Among University Teachers 1 Year After the COVID-19 Pandemic Outbreak in China: A Multicenter Study. Frontiers in psychiatry, v. 13, p. 823480, 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2022.823480

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores. Acesso em: 10 out. 2023.

IZQUIERDO, Jesús; CARAVEO, María del Carmen Sandoval; VILLEGAS, Verónika De la Cruz; DÍAZ, Rubén Zapata. University language instructors’ preparedness for Technology Mediated instruction and Burnout during the COVID-19 pandemic. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, v. 26, n. 3, p. 661-695, 2021. DOI: https://doi.org/10.17533.udea.ikala/v26n3a11

LIMA, Dartel Ferrari. A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores. Perspectivas em Diálogo, v. 10, n. 22, p. 144-158, 2023. DOI: https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.15864

LUDERMIR, Ana Bernarda; MELO FILHO, Djalma A. de. Condições de vida e estrutura ocupacional associadas a transtornos mentais comuns. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 213-221, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102002000200014

RAMOS, Jorge Guillermo Morales; PÉREZ, María Susana Picón; LLAGUENTO, Freddy Albaro Manayay. Burnout and anxiety levels in human medicine teachers, COVID-19 context. F1000 Research, v. 11, p. 491, 2022. DOI: https://doi.org/10.12688/f1000research.110498.1

OPAS/OMS. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus, 2024a. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/30-1-2020-who-declares-public-health-emergency-novel-coronavirus. Acesso em: 05 fev. 2024.

OPAS/OMS. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), 2024b. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/coronavirus?adgroupsurvey={adgroupsurvey}&gclid=CjwKCAiAiP2tBhBXEiwACslfnsPXVaHpr6N4c8fOm-QuCPY6z68woT9f1wWnmMRUIgdPrVJkF7SZGhoCuVgQAvD_BwE. Acesso em: 05 fev. 2024.

SOKAL, Laura; TRUDEL, Lesley Eblie; BABB, Jeff. Canadian teachers’ attitudes toward change, efficacy, and Burnout during the COVID-19 pandemic. International Journal of Educational Research Open, v. 1, p. 100016, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2020.100016

SOUZA, Sonia Maria da Fonseca; FOFANO, Clodoaldo Sanches; QUARTO, Lucas Capita; LUQUETTI, Eliana Crispim França; MANHÃES, Fernanda Castro. Os encontros e desencontros do ensino presencial, a distância e remoto em tempos de Covid-19. Revista Transformar, v. 14, n. 2, p. 40-53, 2020a. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/374/181. Acesso em: 05 fev. 2024.

SOUZA, Thalita Costa; ALVES, Verônica de Medeiros; JORGE, Jorgina Sales; MAGALHÃES, Ana Paula Nogueira de. Ansiedade, depressão e ideação suicida em docentes universitários, em tempos de pandemia da COVID-19. Diversitas Journal, v. 7, n. 4, 2590-2604, 2022b. DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2395

TILWANI, Ramesh Kumar; AWASTHI, Ankit; MAHESHWARI, Madhurima; TILWANI, Khemlata; DEEP, Aman. Impact of online teaching on mental health and quality of life among medical teachers during COVID‑19 pandemic ‑ a cross‑sectional study. Annals of Indian Psychiatry, v. 6, n. 4, 2022. DOI: https://doi.org/10.4103/aip.aip_139_21

WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Covid-19 dashboard. Disponível em: https://data.who.int/dashboards/covid19/cases?n=c. Acesso em: 04 fev. 2024.

YU, Yao.; WU, Tingting; GAO, Jing; WANG, Shanshan, ZHOU, Yang; ZHANG, Jiajun. Do preschool teachers in Southwest China need more mental health education? An online cross-sectional survey 1 year after the COVID-19 pandemic. Frontiers in psychology, v. 13, p. 907838, 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.907838

ZADOK-GURMAN, Tzofnat; JAKOBOVICH, Ronit; DVASH, Eti; ZAFRANI, Keren; ROLNIK, Benjamin; GANZ, Ariel B.; LEV-ARI, Shahar. Effect of inquiry-based stress reduction (IBSR) intervention on well-being, resilience and Burnout of teachers during the COVID-19 pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 7, p. 3689, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18073689

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

D’Angelis, J. L. D., Fonseca, G. C., Schettino, S., & Barbosa, R. E. C. (2024). Trabalho docente e Covid-19: revisão da produção científica sobre repercussões da pandemia na saúde mental de docentes do ensino superior. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 269-282. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14574