Trabalho docente e Covid-19: revisão da produção científica sobre repercussões da pandemia na saúde mental de docentes do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14574Palavras-chave:
Tecnologia, Ensino Remoto, Ansiedade, Burnout, EstresseResumo
O distanciamento social necessário para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 impôs a interrupção de aulas presenciais e a adoção do ensino remoto, resultando em mudanças significativas para a docência. Baseando-se no histórico documentado na literatura relacionado à alta prevalência de acometimentos à saúde mental de professoras e professoras e seu possível agravamento no período pandêmico, este estudo teve como objetivo revisar a produção científica acerca das repercussões do trabalho na saúde mental de docentes do ensino superior durante a pandemia de Covid-19. Realizou-se revisão de literatura a partir do Portal de Periódicos Capes. Das 453 publicações encontradas, selecionaram-se 13 artigos que atendiam concomitantemente a todos os critérios de inclusão adotados. Identificaram-se diversos desfechos relacionados à saúde mental de docentes, dentre os quais a ansiedade foi mais frequente, com seis ocorrências (prevalências entre 30,3 e 89,7%). O estresse foi identificado em cinco estudos (prevalências entre 24,1 e 76,0%). Sintomas de depressão figuraram em dois artigos (prevalências de 50,0% e 65,5%). A Síndrome de Burnout foi registrada também em duas pesquisas (prevalências de 41,0% e 58,3%). Dentre os fatores associados aos desfechos destacaram-se dificuldades relacionadas à adoção de ferramentas tecnológicas necessárias na transição do ensino presencial para o ensino remoto.
Downloads
Referências
ARRONA-PALACIOS, Arturo; REBOLLEDO-MENDEZ, Genaro; ESCAMILLA, Jose; HOSSEINI, Samira; DUFFY, Jeanne. Effects of COVID-19 lockdown on sleep duration, sleep quality and Burnout in faculty members of higher education in Mexico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 2985-2993, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232022278.04322021
ARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.621
ATARÁ-PIRAQUIVE, Àngela Patricia; SANABRIA, Bibiana Omaira Rute; CANTOR-CUTIVA, Lady Catherine. Productivity costs associated to voice symptoms, low sleep quality, and stress among college professors during homeworking in times of COVID-19 Pandemic. Revista de Investigación e Innovación en Ciencias de la Salud, v. 4, n. 1, p. 4-15, 2022. DOI: https://doi.org/10.46634/riics.131
BESSER, Avi; LOTEM, Sari; ZEIGLER-HILL, Virgil. Psychological stress and vocal symptoms among university professors in Israel: implications of the shift to online synchronous teaching during the COVID-19 pandemic. Journal of Voice, v. 36, n. 2, p. 291. e9-291. e16, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2020.05.028
CAMPOS, Taís Cordeiro; VÉRAS, Renata Meira; ARAÚJO, Tânia Maria de. Transtornos mentais comuns em docentes do ensino superior: evidências de aspectos sociodemográficos e do trabalho. Avaliação, v. 25, n. 3, p. 745-768, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300012
CASALI, Ana; TORRES, Diego. Impacto del COVID-19 en docentes universitarios argentinos: cambio de prácticas, dificultades y aumento del estrés. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 28, p. 423-431, 2021. DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.28.e53
FAN, Changyu; FU, Ping; LI, Xueyan; LI, Min; ZHU, Miao. Trauma exposure and the PTSD symptoms of college teachers during the peak of the COVID‐19 outbreak. Stress and Health, v. 37, n. 5, p. 914-927, 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/smi.3049
FREITAS, Ronilson Ferreira; RAMOS, Daniel Santos; FREITAS, Tahiana Ferreira; SOUZA, Gleydson Rocha de; PEREIRA, Éryka Jovânia; LESSA, Angelina do Carmo. Prevalência e fatores associados aos sintomas de depressão, ansiedade e estresse em professores universitários durante a pandemia da COVID-19. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 70, p. 283-292, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000348
FU, Wenning; HAN, Xiaotong; LIU, Yifang; ZOU, Li.; WEN, Jing; YAN, Shijiao; Lv, Chuanzhu. Prevalence and Related Factors of Anxiety Among University Teachers 1 Year After the COVID-19 Pandemic Outbreak in China: A Multicenter Study. Frontiers in psychiatry, v. 13, p. 823480, 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2022.823480
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores. Acesso em: 10 out. 2023.
IZQUIERDO, Jesús; CARAVEO, María del Carmen Sandoval; VILLEGAS, Verónika De la Cruz; DÍAZ, Rubén Zapata. University language instructors’ preparedness for Technology Mediated instruction and Burnout during the COVID-19 pandemic. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, v. 26, n. 3, p. 661-695, 2021. DOI: https://doi.org/10.17533.udea.ikala/v26n3a11
LIMA, Dartel Ferrari. A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores. Perspectivas em Diálogo, v. 10, n. 22, p. 144-158, 2023. DOI: https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.15864
LUDERMIR, Ana Bernarda; MELO FILHO, Djalma A. de. Condições de vida e estrutura ocupacional associadas a transtornos mentais comuns. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 213-221, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102002000200014
RAMOS, Jorge Guillermo Morales; PÉREZ, María Susana Picón; LLAGUENTO, Freddy Albaro Manayay. Burnout and anxiety levels in human medicine teachers, COVID-19 context. F1000 Research, v. 11, p. 491, 2022. DOI: https://doi.org/10.12688/f1000research.110498.1
OPAS/OMS. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus, 2024a. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/30-1-2020-who-declares-public-health-emergency-novel-coronavirus. Acesso em: 05 fev. 2024.
OPAS/OMS. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), 2024b. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/coronavirus?adgroupsurvey={adgroupsurvey}&gclid=CjwKCAiAiP2tBhBXEiwACslfnsPXVaHpr6N4c8fOm-QuCPY6z68woT9f1wWnmMRUIgdPrVJkF7SZGhoCuVgQAvD_BwE. Acesso em: 05 fev. 2024.
SOKAL, Laura; TRUDEL, Lesley Eblie; BABB, Jeff. Canadian teachers’ attitudes toward change, efficacy, and Burnout during the COVID-19 pandemic. International Journal of Educational Research Open, v. 1, p. 100016, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2020.100016
SOUZA, Sonia Maria da Fonseca; FOFANO, Clodoaldo Sanches; QUARTO, Lucas Capita; LUQUETTI, Eliana Crispim França; MANHÃES, Fernanda Castro. Os encontros e desencontros do ensino presencial, a distância e remoto em tempos de Covid-19. Revista Transformar, v. 14, n. 2, p. 40-53, 2020a. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/374/181. Acesso em: 05 fev. 2024.
SOUZA, Thalita Costa; ALVES, Verônica de Medeiros; JORGE, Jorgina Sales; MAGALHÃES, Ana Paula Nogueira de. Ansiedade, depressão e ideação suicida em docentes universitários, em tempos de pandemia da COVID-19. Diversitas Journal, v. 7, n. 4, 2590-2604, 2022b. DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2395
TILWANI, Ramesh Kumar; AWASTHI, Ankit; MAHESHWARI, Madhurima; TILWANI, Khemlata; DEEP, Aman. Impact of online teaching on mental health and quality of life among medical teachers during COVID‑19 pandemic ‑ a cross‑sectional study. Annals of Indian Psychiatry, v. 6, n. 4, 2022. DOI: https://doi.org/10.4103/aip.aip_139_21
WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Covid-19 dashboard. Disponível em: https://data.who.int/dashboards/covid19/cases?n=c. Acesso em: 04 fev. 2024.
YU, Yao.; WU, Tingting; GAO, Jing; WANG, Shanshan, ZHOU, Yang; ZHANG, Jiajun. Do preschool teachers in Southwest China need more mental health education? An online cross-sectional survey 1 year after the COVID-19 pandemic. Frontiers in psychology, v. 13, p. 907838, 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.907838
ZADOK-GURMAN, Tzofnat; JAKOBOVICH, Ronit; DVASH, Eti; ZAFRANI, Keren; ROLNIK, Benjamin; GANZ, Ariel B.; LEV-ARI, Shahar. Effect of inquiry-based stress reduction (IBSR) intervention on well-being, resilience and Burnout of teachers during the COVID-19 pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 7, p. 3689, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18073689
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.