Experiências de escuta do mal-estar e do sofrimento docente frente à racionalidade neoliberal: construindo políticas de cuidado e de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14575

Palavras-chave:

Mal-estar, Sofrimento, Docentes, Violência do Estado, Racionalidade neoliberal

Resumo

Este artigo contempla reflexões sobre o mal-estar e o sofrimento docente na contemporaneidade, a partir de experiências de escuta no âmbito da pesquisa e extensão universitárias. Apresentamos duas pesquisas, onde propusemos espaços de escuta por meio de entrevistas e escritas da experiência, ambas com docentes de instituições educacionais públicas. O método que embasa o texto é a pesquisa-intervenção de orientação clínica e a discussão pauta-se na análise clínica do discurso, que possibilitou recolher das pesquisas significantes que se entrelaçam, dando nomes ao mal-estar e ao sofrimento docente, tais como: silenciamento, desamparo, esgotamento, burocratização e produtividade. Diante destas manifestações, compreendemos que o mal-estar e o sofrimento docente são também produzidos e geridos pelo Estado e sustentados pela racionalidade neoliberal, a este intrínseca. Insistimos na constituição de experiências produtoras de espaços-tempo, de fala e de cuidado compartilhado, sem recuarmos frente à falta de alternativas que parece se impor. Assim, nos somamos aos esforços de construção de testemunhos de como essa racionalidade e suas violências se expressam na sociedade brasileira e nas instituições de ensino, sendo que nossas intervenções fazem coro com a constituição de acolhimento, cuidado com a saúde mental e suporte psicossocial no campo da educação, ensejando políticas de resistência.

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Biografia do Autor

Danilo Peres Bemgochea Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorando em Psicologia pela UFSM

Gabriela Oliveira Guerra, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Psicologia pela UFSM

Samara Silva dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Silvana Maia Borges, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Tais Fim Alberti, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Peres Bemgochea Junior, D., Oliveira Guerra, G., Silva dos Santos, S., Maia Borges, S., & Fim Alberti, T. (2024). Experiências de escuta do mal-estar e do sofrimento docente frente à racionalidade neoliberal: construindo políticas de cuidado e de resistência. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31). https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14575