Relação entre bem-estar subjetivo e ansiedade: análise da influência do gênero e faixa etária em estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14586

Palavras-chave:

Saúde Mental, Avaliação Psicológica, Educação

Resumo

Composto por uma dimensão afetiva (afetos) e uma cognitiva (satisfação com a vida), o bem-estar subjetivo é apontado como um fator que impacta a saúde mental, sendo prejudicado pela presença de ansiedade. Diante disso, a pesquisa avaliou os níveis de ansiedade e bem-estar em uma amostra composta por 172 estudantes de Ensino Técnico, com idades entre 15 e 51 anos (M=19,51; DP=6,70), 68% do sexo feminino. A Escala de Afetos Positivos e Negativos, Escala de Satisfação com a Vida e a Generalized Anxiety Disorder foram utilizadas. Os resultados indicaram correlação positiva e significativa entre os construtos positivos (satisfação com a vida e afetos positivos) e entre os negativos (afetos negativos e ansiedade). A variável sexo exerceu influência significativa na maior parte das medidas, sendo a média mais elevada apresentada pelos homens nos construtos positivos e, pelas mulheres, nos construtos negativos. Em relação à faixa etária, afetos positivos e ansiedade se mostram influenciados por tal variável, sendo o primeiro mais baixo nos participantes de menor idade e, o segundo, nos de maior idade. Sugere-se que os achados possam ser replicados, envolvendo diferentes perfis de estudantes, de modo a fornecer bases para a elaboração de estratégias de manutenção de saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Chnaider, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), Bolsista CnPq.

Laís Santos-Vitti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Psicologia, pela Universidade Católica de Campinas. Mestre e Psicóloga pela Univeesidade Federal do Sergipe (UFS).

Tatiana de Cassia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Referências

ABREU, P. M. J.; NEUMANN, S.; WEALER, C.; ABREU, N.; MACEDO, E. C.; KIRSCH, C. Subjective well-being of adolescents in Luxembourg, Germany, and Brazil during the Covid-19 pandemic. Journal of Adolescent Health, v.69, n.2, p.211-218, 2021. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2021.04.028.

AQEEL, M.; SARFRAZ, R. The association among perception of osteoarthritis with adverse pain anxiety, symptoms of depression, positive and negative affects in patients with knee osteoarthritis: A cross sectional study. The Journal of Pakistan Medical Association, v. 71, n. 2B, p. 645-650, 2021. https://doi.org/10.47391/jpma.862

ASSELMANN, E.; BEESDO-BAUM, K..Predictors of the Course of Anxiety Disorders in Adolescents and Young Adults. Current Psychiatry Reports, v.17, n.2, 2015. doi:10.1007/s11920-014-0543-z

BIERMAN, P.; BITZER, J.; GOREN, E. The relationship between age and subjective well-being: Estimating within and between effects simultaneously. The Journal of the Economics of Ageing, 21, 100366, 2022. https://doi.org/10.1016/j.jeoa.2021.100366

CASAS, F.; GONZÁLEZ-CARRASCO, M. Subjective well-being decreasing with age: new research on children over 8. Child Development, v.90, n.2, p.375-394, 2019. https://doi.org/10.1111/cdev.13133.

FARHANE-MEDINA, N. Z.; LUQUE, B.; TABERNERO, C.; CASTILLO-MAYÉN, R. Factors associated with gender and sex differences in anxiety prevalence and comorbidity: A systematic review. Science Progress, v.105, n.4. 2022. https://doi.org/10.1177/00368504221135469

FISCHER, A. H.; Rodriguez Mosquera, P. M.; VAN VIANEN, A. E. M.; MANSTEAD, A. S. R. Gender and culture differences in emotion. Emotion, v.4, n.1, p.87–94, 2004. https://doi.org/10.1037/1528-3542.4.1.87

FOLKMAN, S.; MOSKOWITZ, J. T. Positive affect and the other side of coping. American Psychology, v. 55, n. 6, p. 647–654, 2000. https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.6.647

GIACOMONI, C. H.; HUTZ, C. S. A mensuração do bem-estar subjetivo: escala de afeto positivo e negativo e escala de satisfação de vida [Resumos]. In Sociedade Interamericana de Psicologia (Org.), Anais XXVI Congresso Interamericano de Psicologia (pp. 313). São Paulo: SIP. 1997.

GUO, J., BASARKOD, G.; PERALES, F.; PARKER, P. D.; MARSH, H. W., DONALD, J.; DICKE, T.; SHADRA, B. K.; CIARROCHI, J.; Hu, X.; LONSDALE, C.; SANDERS, T. CRUZ, B. P. The equality paradox: gender equality intensifies male advantages in adolescent subjective well-being. Personality and Social Psychological Bulletin, v.50, n.1, p.147-164, 2024. https://doi.org/10.1177/01461672221125619.

HUANG, L.; ZHANG, T. Perceived social support, psychological capital, and subjective well-being among college students in the context of online learning during the Covid-19 pandemic. The Asia-Pacific Education Researcher, v. 31, p.563-574. 2022. https://doi.org/10.1007/s40299-021-00608-3.

JEBB, A. T., MORRISON, M., TAY, L.; DIENER, E. Subjective well-being around the world: trends and predictors across the life span. Psychological Science, v.31, n.3, p. 293-3305, 2020. http://doi.org/10.1177/0956797619898826.

JOHNSON, M. D.; GALAMBOS, N. L.; KRAHN, H. J. (2021). Family context, life transitions, and subjective well-being from age 18 to 50 years. Developmental Psychology, 57(11), 1968–1980. https://doi.org/10.1037/dev0001243

JOSHANLOO, M.; JOVANOVIĆ, V. The relationship between gender and life satisfaction: Analysis across demographic groups and global regions. Archives of women's mental health, 23, n.3, p.331-338, 2020. https://doi.org/10.1007/s00737-019-00998-w

KONG, F.; GONG, X.; SAJJAD, S.; YANG, K.; ZHAO, J. How is emotional intelligence linked to life satisfaction? The mediating role of social support, positive affect and negative affect. Journal of Happiness Studies, v. 20, n. 8, p. 2733–2745, 2019. https://doi.org/10.1007/s10902-018-00069-4.

KUPPENS, P.; REALO, A.; DIENER, E. The role of positive and negative emotions in life satisfaction judgment across nations. Journal of Personality and Social Psychology, v. 95, p. 66–75, 2008. https://doi.org/10.1037/0022-3514.95.1.66.

LACEULLE, O. M.; JERONIMUS, B. F.; VAN AKEN, M. A. G.; ORMEL, J. "Why Not Everyone Gets Their Fair Share of Stress: Adolescent's Perceived Relationship Affection Mediates Associations Between Temperament and Subsequent Stressful Social Events". European Journal of Personality, v. 29, p. 125-37, 2015.

LEITE, M. de F., FARO, A. Evidências de Validade da GAD-7 em Adolescentes Brasileiros. Psico-USF, v.27, n.2, p.345-356, 2022. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712022270211

LLAMAS-DÍAZ, D., CABELLO, R., MEGÍAS-ROBLES, A.; FERNÁNDEZ-BERROCAL, P. Systematic review and meta-analysis: the association between emotional intelligence and subjective well-being in adolescents. Journal of Adolescence, v.94, n.7, p.925-938, 2022. http://doi.org/10.1002/jad.12075.

MORENO, A. L.; DE SOUSA, D. A.; SOUZA, A. M. F. L. P., MANFRO, G. G., SALUM, G. A., KOLLER, S. H., OSÓRIO, F. L.; CRIPPA, J. A. S.. Factor structure, reliability, and item parameters of the Brazilian-Portuguese version of the GAD-7 ques¬tionnaire. Temas em Psicologia, v.24, n.1, p.367-376, 2016. http://doi.org/10.9788/TP2016.1-25

NEWLAND, L. A.; GIGER, J. T.; LAWLER, M. J.; ROH, S.; BROCKEVELT, B. L. Multilevel analysis of child and adolescent subjective well-being across 14 countries: child-and-country level predictors. Child Development, v. 90, n.2, p.395-413, 2016. https://doi.org/10.1111/cdev.13134.

NUNES, L. K. O.; LEMOS, D. C. L.; RIBAS, R. C.; BEHAR C. B.; SANTOS, P. P. P. Análise Psicométrica da PANAS no Brasil. Ciencias Psicológicas, v.13, n.1, p.45-55, 2019. https://doi.org/10.22235/cp.v13i1.1808

OLIVEIRA, R. A.; VÉRAS, R. M. Bem-estar psicológico de estudantes universitários da graduação: fatores de risco, fatores de proteção e estratégias de cuidado em saúde mental. Aprender: Cadernos de Filosofia e Psicologia da Educação, v. XVII, n. 30, p. 137-158, 2023.

REPPOLD, C.; KAISER, V.; ZANON, C.; HUTZ, C.; CASANOVA, J. R.; ALMEIDA, L. S. Escala de Satisfação com a Vida: Evidências de validade e precisão junto de universitários portugueses. Revista de estudoios e investigacíon em psicologia y educacion, v.6, n.1, p.15-23, 2019. https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.1.4617

ROSS, D. A.; HINTON, R.; MELLES-BREWER, M.; FOGSTAD, H., BANERJEE, A.; MOHAN, A. Adolescent well-being: a definition and conceptual framework. Journal of Adolescent Health, v.67, n.4, p.472-476, 2020. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2020.06.042.

SILVA, J. A.; YUNKER, A. G.; DEFENDIS, A.; XIANG, A. H.; PAGE, K. A. BMI status and associations between affect, physical activity and anxiety in U. S. children during covid-19. Pediatric Obesity, v. 16, n. 9, e12786, 2015. https://doi.org/10.1111/ijpo.12786

SIRGY, M. J., ESTES, R. J.; SELIAN, A. N.. How to measure well-being: the data behind the history of well-being. In R. J. Estes & M. J. Sirgy (Eds.), The Pursuit of Human Well-Being pp. 135-157. 2017.Springer.

SPITZER, R. L., KROENKE, K., WILLIAMs, J. B., LÖWE, B. A brief measure for assessing gen¬eralized anxiety disorder: The GAD-7. JAMA Internal Medicine, v.166, p.1092-1097, 2006. https://doi.10.1001/ archinte.166.10.1092.

STEINMAYR, R., WIRTHWEIN, L., MODLER, L.; BARRY, M. M. Development of subjective well-being in adolescence. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 16, n.9, p.3690, 2019. https://doi.org/10.3390/ijerph16193690.

STONE, A. A.; BRODERICK, J. E.; WANG, D.; SCHNEIDER, S. Age patterns in subjective well- being are partially accounted for by psychological and social factors associated with aging. PLoS ONE v. 15, n.12, e0242664. https://doi.org/10.1371/ journal.pone.0242664.

VALENTINI, F.; IGLESIAS, F. Análises de correlação. In C. Faiad, M. N. Baptista, & R. Primi (Orgs.), Tutoriais em análise de dados aplicados à psicometria, pp. 51-63. IBAP/Vozes. 2021.

VILLANUEVA, L., PRADO-GASCÓ, V., MONTOYA-CASTILLA, I. Longitudinal analysis of subjective well-being in preadolescents: The role of emotional intelligence, self-esteem, and perceived stress. Journal of Health Psychology, v.27, n.2, p.287-291. https://doi.org/10.1177/1359105320951605.

VOUKELATOU, V.; GABRIELLI, L.; MILLOU, I.; CRESCI, S.; SHARMA, R.; TESCONI, M. Measuring objective and subjective well-being: dimensions and data. International Journal of Data Science and Analitics, v. 11, p.279-309, 2021. http://doi.org/10.1007/s41060-020-00224-2.

YOON, Y.; EISENSTADT, M.; LEREYA, S.T.; DEIGHTON, J. Gender difference in the change of adolescents’ mental health and subjective wellbeing trajectories. European Child & Adolescent Psychiatry, v.32, p.1569–1578, 2023. https://doi.org/10.1007/s00787-022-01961-4.

ZANON, C.; BASTIANELO, M. R.; PACICO, J. C.; HUTZ, C. S. Desenvolvimento e validação de uma escala de afetos positivos e negativos. Psico-USF, v.18, n.2, p.193-201, 2013. https://doi.org/10.1590/S1413-82712013000200003

WENHAM, C.; DAVIES, S. E.. WHO runs the world–(not) girls: gender neglect during global health emergencies. INTERNATIONAL FEMINIST JOURNAL OF POLITICS, v.24, n.3, p.415-438, 2022.

WOOD, W.; EAGLY, A. H. A cross-cultural analysis of the behavior of women and men: Implications for the origin of sex differences. Psychological Bulletin, v. 128, p.699–727, 2002. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0033-2909.128.5.699.

YANG, C.; XIA, M.; ZHOU, Y. How is perceived social support linked to life satisfaction for individuals with substance-use disorders? The mediating role of resilience and positive affect. Current Psychology, v. 41, p. 2719–2732, 2022. https://doi.org/10.1007/s12144-020-00783-4

ZHANG, R. P. Positive affect and self-efficacy as mediators between personality and life satisfaction in Chinese college freshmen. Journal of Happiness Studies, v. 17, n. 5, p. 2007–2021, 2016. https://doi.org/10.1007/s10902-015-9682-0.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Chnaider, J., Santos-Vitti, L. ., & Nakano, T. de C. (2024). Relação entre bem-estar subjetivo e ansiedade: análise da influência do gênero e faixa etária em estudantes. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 353-366. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14586