Pensar a escola, pensar o mundo: quais os movimentos necessários para a emancipação de quem aprende e ensina?

Autores

  • Bárbara Romeika Rodrigues Marques

Palavras-chave:

Educação, Crise, Mundo moderno, Autonomia

Resumo

A presente proposta textual visa problematizar rumos e sentidos do acontecimento escolar. A partir da movimentação do pensamento crítico, investiga ao quê ou a quem serve o conhecimento que transita e é disseminado no formato escolar em vigor. A movimentação perpassa o seguinte caminho investigativo: primeiro refletir/detectar, em seguida intermediar, propor; Reflexão crítica a partir da crise no mundo moderno – onde se insere a escola que temos?; E para além da crise – Caminhos e descaminhos para chegarmos à escola que queremos – expressões da antropofagia do conceito na construção da autonomia dos sujeitos. 

 

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Como Citar

Rodrigues Marques, B. R. (2017). Pensar a escola, pensar o mundo: quais os movimentos necessários para a emancipação de quem aprende e ensina?. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (16). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2343