Implicações psicológicas da avaliação escolar
Palavras-chave:
Aspectos psicológicos da avaliação escolar, Comunicação, Processo educacional, Progresso escolar do alunoResumo
Esse trabalho aborda algumas implicações psicológicas da avaliação
escolar, assinalando que esta se constitui num processo de interação e
comunicação entre os sujeitos que a vivenciam, com importantes impactos no
processo educacional. Mostra que a avaliação tem o potencial de definir
psicologicamente parte significativa da vida escolar e do progresso do aluno,
devendo ser empregada de maneira consciente, competente e razoável, a fim
de contribuir para a construção de uma avaliação menos estigmatizante e menos
estereotipada. Conclui apontando que a avaliação escolar deve criar ou
promover condições psicológicas e pedagógicas mais favoráveis ao crescimento
pessoal e escolar do aluno e ao desenvolvimento qualitativo do processo ensinoaprendizagem.
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Como Citar
Nascimento, R. de O. (2018). Implicações psicológicas da avaliação escolar. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(8). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3159
Edição
Seção
ARTIGOS