Implicações psicológicas da avaliação escolar

Autores/as

  • Ruben de Oliveira Nascimento

Palabras clave:

Aspectos psicológicos da avaliação escolar, Comunicação, Processo educacional, Progresso escolar do aluno

Resumen

Esse trabalho aborda algumas implicações psicológicas da avaliação
escolar, assinalando que esta se constitui num processo de interação e
comunicação entre os sujeitos que a vivenciam, com importantes impactos no
processo educacional. Mostra que a avaliação tem o potencial de definir
psicologicamente parte significativa da vida escolar e do progresso do aluno,
devendo ser empregada de maneira consciente, competente e razoável, a fim
de contribuir para a construção de uma avaliação menos estigmatizante e menos
estereotipada. Conclui apontando que a avaliação escolar deve criar ou
promover condições psicológicas e pedagógicas mais favoráveis ao crescimento
pessoal e escolar do aluno e ao desenvolvimento qualitativo do processo ensinoaprendizagem.

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Cómo citar

Nascimento, R. de O. (2018). Implicações psicológicas da avaliação escolar. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(8). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3159