Elementos de Filosofia da Educação a partir da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Feuerstein

Autores

  • Carlos Eduardo de Carvalho Vargas

Palavras-chave:

Feuerstein, Filosofia da Educação, Aprendizagem Mediada

Resumo

Esta pesquisa visa apresentar alguns elementos de filosofia da educação
de Reuven Feuerstein como pressupostos básicos da teoria da Teoria da
Modificabilidade Cognitiva Estrutural e do modelo teórico Experiência de
Aprendizagem Mediada. O outro objetivo é mostrar como eles são aplicados no
Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein e em pesquisas
relacionadas à compreensão psicológica e filosófica do processo de avaliação
educacional. Após uma breve descrição do Programa de Enriquecimento
Instrumental, o autor, baseando-se também em sua própria prática como mediador
feursteiniano, apresenta os paradigmas da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e
da Experiência de Aprendizagem Mediada como as premissas de uma “filosofia da
educação cognitiva”, a partir do estudo da obra de Feuerstein e de seus comentaristas.
Para cumprir esta tarefa, listam-se os doze “parâmetros da aprendizagem” da teoria
da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e outros conceitos fundamentais da teoria
da Experiência de Aprendizagem Mediada como “alfabetização cognitiva”, “privação
cultural” e “disfunção cognitiva”. Na seqüência, apresenta-se a aplicação desses
princípios à avaliação pedagógica, baseando-se em uma experiência de Nigel Blagg
e fazendo referência ao método de avaliação dinâmica de Feuerstein como um
contraponto ao “paradigma psicométrico”.

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Como Citar

Vargas, C. E. de C. (2018). Elementos de Filosofia da Educação a partir da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Feuerstein. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(8). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3163