Elementos de Filosofia da Educação a partir da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Feuerstein
Palavras-chave:
Feuerstein, Filosofia da Educação, Aprendizagem MediadaResumo
Esta pesquisa visa apresentar alguns elementos de filosofia da educação
de Reuven Feuerstein como pressupostos básicos da teoria da Teoria da
Modificabilidade Cognitiva Estrutural e do modelo teórico Experiência de
Aprendizagem Mediada. O outro objetivo é mostrar como eles são aplicados no
Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein e em pesquisas
relacionadas à compreensão psicológica e filosófica do processo de avaliação
educacional. Após uma breve descrição do Programa de Enriquecimento
Instrumental, o autor, baseando-se também em sua própria prática como mediador
feursteiniano, apresenta os paradigmas da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e
da Experiência de Aprendizagem Mediada como as premissas de uma “filosofia da
educação cognitiva”, a partir do estudo da obra de Feuerstein e de seus comentaristas.
Para cumprir esta tarefa, listam-se os doze “parâmetros da aprendizagem” da teoria
da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e outros conceitos fundamentais da teoria
da Experiência de Aprendizagem Mediada como “alfabetização cognitiva”, “privação
cultural” e “disfunção cognitiva”. Na seqüência, apresenta-se a aplicação desses
princípios à avaliação pedagógica, baseando-se em uma experiência de Nigel Blagg
e fazendo referência ao método de avaliação dinâmica de Feuerstein como um
contraponto ao “paradigma psicométrico”.