Elementos de Filosofia da Educação a partir da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Feuerstein

Autores/as

  • Carlos Eduardo de Carvalho Vargas

Palabras clave:

Feuerstein, Filosofia da Educação, Aprendizagem Mediada

Resumen

Esta pesquisa visa apresentar alguns elementos de filosofia da educação
de Reuven Feuerstein como pressupostos básicos da teoria da Teoria da
Modificabilidade Cognitiva Estrutural e do modelo teórico Experiência de
Aprendizagem Mediada. O outro objetivo é mostrar como eles são aplicados no
Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein e em pesquisas
relacionadas à compreensão psicológica e filosófica do processo de avaliação
educacional. Após uma breve descrição do Programa de Enriquecimento
Instrumental, o autor, baseando-se também em sua própria prática como mediador
feursteiniano, apresenta os paradigmas da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e
da Experiência de Aprendizagem Mediada como as premissas de uma “filosofia da
educação cognitiva”, a partir do estudo da obra de Feuerstein e de seus comentaristas.
Para cumprir esta tarefa, listam-se os doze “parâmetros da aprendizagem” da teoria
da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e outros conceitos fundamentais da teoria
da Experiência de Aprendizagem Mediada como “alfabetização cognitiva”, “privação
cultural” e “disfunção cognitiva”. Na seqüência, apresenta-se a aplicação desses
princípios à avaliação pedagógica, baseando-se em uma experiência de Nigel Blagg
e fazendo referência ao método de avaliação dinâmica de Feuerstein como um
contraponto ao “paradigma psicométrico”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Vargas, C. E. de C. (2018). Elementos de Filosofia da Educação a partir da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Feuerstein. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(8). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3163