POR UMA PEDAGOGIA COMPLEXA: A REFORMA DO SUJEITO COGNOSCENTE
Palavras-chave:
Pedagogia, Complexidade, EpistemologiaResumo
O artigo reflete sobre a necessidade de uma reforma epistemológica para conceber uma nova pedagogia. Nessa proposição pedagógica a tradição, a ciência, a arte e a filosofia se conjugam como saberes necessários para a emergência de um sujeito capaz de responder aos desafios do século XXI. A base para tal reforma repousa na importância de uma perspectiva que enlace sujeito e objeto do conhecimento como extensão da experiência cotidiana do homem com o meio social e natural. O método complexo de Edgar Morin e o sistema de criação de valores de Tsunessaburo Makiguchi, com base na experiência comunitária, sugerem uma pedagogia complexa direcionada para uma reforma ao mesmo tempo paradigmática e pragmática do sujeito cognoscente.
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Como Citar
de Cássia Ribeiro, R. (2018). POR UMA PEDAGOGIA COMPLEXA: A REFORMA DO SUJEITO COGNOSCENTE. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (5). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3182
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O CARÁTER FORMADOR DO PENSAMENTO COMPLEXO: suas implicações éticas e a produção