COMPLEXIDADE, MÚSICA E FORMAÇÃO PARA A VIDA
Palavras-chave:
Música, Complexidade, EducaçãoResumo
Nos horizontes da proposta de Edgar Morin para a Educação, que tem como meta fundamental inaugurar uma nova concepção de método – o método complexo – como uma estratégia capaz de religar o que foi separado pela ciência da fragmentação, recusando a separação entre cultura científica e cultura humanística e a divisão entre natureza e cultura, o artigo enfatiza a música como operador metafórico primordial para a formação humana. Nas vivências musicais dos cientistas contemporâneos Edgar Morin, Werner Heisenberg e Ilya Prigogine, vemos co-tecidos os pólos sujeito e objeto, homem e mundo, discurso científico e mito, ciência, arte e filosofia, a vida e as idéias.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Lídia Marton, S. (2018). COMPLEXIDADE, MÚSICA E FORMAÇÃO PARA A VIDA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (5). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3184
Edição
Seção
O CARÁTER FORMADOR DO PENSAMENTO COMPLEXO: suas implicações éticas e a produção