COMPLEXIDADE, MÚSICA E FORMAÇÃO PARA A VIDA

Autores

  • Silmara Lídia Marton

Palavras-chave:

Música, Complexidade, Educação

Resumo

Nos horizontes da proposta de Edgar Morin para a Educação, que tem como meta fundamental inaugurar uma nova concepção de método – o método complexo – como uma estratégia capaz de religar o que foi separado pela ciência da fragmentação, recusando a separação entre cultura científica e cultura humanística e a divisão entre natureza e cultura, o artigo enfatiza a música como operador metafórico primordial para a formação humana. Nas vivências musicais dos cientistas contemporâneos Edgar Morin, Werner Heisenberg e Ilya Prigogine, vemos co-tecidos os pólos sujeito e objeto, homem e mundo, discurso científico e mito, ciência, arte e filosofia, a vida e as idéias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Lídia Marton, S. (2018). COMPLEXIDADE, MÚSICA E FORMAÇÃO PARA A VIDA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (5). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3184

Edição

Seção

O CARÁTER FORMADOR DO PENSAMENTO COMPLEXO: suas implicações éticas e a produção