AÇÃO COMUNICATIVA E AÇÃO DIALÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Autores

  • Carolina Vieira R. de A. Bastos
  • Simone Vinhas de Oliveira

Palavras-chave:

Ação comunicativa, Ação dialógica, Emancipação

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as idéias de
Habermas e Paulo Freire, demonstrando a convergência de ambas no que se
refere à emancipação dos sujeitos na sociedade e na educação. Primeiramente,
abordar-se-á a construção da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas.
Em seguida, serão trazidos alguns elementos do pensamento de Paulo Freire.
Por fim, far-se-á uma justaposição das idéias de ambos os autores.

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Como Citar

Bastos, C. V. R. de A., & de Oliveira, S. V. (2014). AÇÃO COMUNICATIVA E AÇÃO DIALÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(7). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3208