Reformar a escola para reformar a vida: Walter Benjamin, formação e juventude

Autores

  • Márcio Jarek

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i19.4491

Resumo

O artigo apresenta alguns aspectos da juventude do pensador Walter Benjamin (1892-1940). Esse período foi marcado pela recepção de uma proposta pedagógica que visava “reformar a vida” reformando, para isto, a escola e a cultura juvenil. Benjamin foi influenciado por essa proposta ao estudar em um colégio reformista em Haubinda e teve a figura do pedagogo progressista Gustav Wyneken (1875-1964), diretor da instituição, como sua primeira referência. Desse período restaram marcas que acompanharam a obra do filósofo, sobretudo aquelas que relativas à peculiaridade de sua crítica da cultura e pautadas nas noções de vida, de experiência e de formação.      

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Jarek, M. (2018). Reformar a escola para reformar a vida: Walter Benjamin, formação e juventude. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (19). https://doi.org/10.22481/aprender.v0i19.4491

Edição

Seção

ARTIGOS