Autorité, pouvoir et obéissances dans un foyer pour adolescents
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.v0i22.6071Palavras-chave:
psicanálise, instituição, autoridade, educadores, obediência, atuaçãoResumo
Autoridade, poder e obediência se interpenetram na educação de adolescentes institucionalizados em um lar para jovens difíceis. De acordo com os momentos da instituição e o posicionamento dos vários protagonistas, as articulações desses vários elementos são postas de forma diferente e produzem certos efeitos. A passagem ao ato de um educador sobre um adolescente ocorre em um contexto de subjugação a um poder de dominação que não dá espaço à ação educacional não autoritária. O processo de desvinculação externa em andamento na instituição poderia ser reproduzido e internalizado pelo educador? O que a passagem ao ato pode testemunhar?
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Darne, S. (2019). Autorité, pouvoir et obéissances dans un foyer pour adolescents. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (22), 62-71. https://doi.org/10.22481/aprender.v0i22.6071
Edição
Seção
ARTIGOS