THE METHODOLOGICAL PATH OF A QUALITATIVE RESEARCH: PHENOMENOLOGY AND HISTORIOGRAPHY
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i28.10971Keywords:
Pesquisa Qualitativa. Fenomenologia. HistoriografiaAbstract
This paper aims to present the trajectory of a qualitative research in Psychology, which defined Phenomenology and Historiography as methodologies. After defining the objectives of the research in question, it was necessary to elaborate a methodological path to achieve them. Thus, the report of a long journey begins, from the delimitation of the research universe to the researcher's steps in the field. The purpose of this article is to share information, discuss and minimize the difficulties faced by researchers in fieldwork in the use of qualitative-based methodologies, specifically historiography and Phenomenology in the method proposed by Amadeo Giorgi and Daniel Sousa. Thus, the present work is organized as follows: introduction, which recovers the history of the research conducted; methodological path: first clues; choice of participants, methodological foundations, step-by-step of the field research, and final considerations.
Downloads
References
ANDRADE, Celana Cardoso; HOLANDA, Adriano Furtado. Apontamentos sobre pesquisa qualitativa e pesquisa empírico-fenomenológica. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 27, n. 2, p. 259-268, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000200013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 set. 2015.
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. A consolidação da psicologia no Brasil (1930-1962): sistematização de dados e algumas aproximações analíticas. Psicologia da Educação. São Paulo, n. 22, jun. 2006. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-69752006000100005&script=sci_arttext>. Acesso em: 27 set. 2014.
______. Algumas reflexões acerca da minha formação como pesquisadora em história da psicologia. In: CAMPO, Regina Helena de Freitas (org.). História da Psicologia: pesquisa, formação e ensino. p. 84-93. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de pesquisas sociais, 2008. Disponível em: <http://static.scielo.org/scielobooks/c2248/pdf/freitas-9788599662830.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2015.
______. A psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. 5. ed. São Paulo: Educ, 2014. Livro em formato digital.
ARAÚJO, Márcia. A Psicologia no Maranhão: percursos históricos. Rio de janeiro: Ciências Humanas do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais (Biblioteca virtual), 2014. Disponível em: <http://www.bvce.org/LivrosBrasileirosDetalhes.asp?IdRegistro=264>. Acesso em: 13 out 2014.
BAPTISTA, Marisa Todescan D. S. A Regulamentação da Profissão Psicologia: Documentos Que Explicitam o Processo Histórico. Psicologia ciência e profissão. São Paulo, v. 30, n. especial, p. 170-191, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v30nspe/v30speca08.pdf>. Acesso em: 24 set. 2014.
BERNARDES, Denis de Mendonça. Notas sobre a formação social do Nordeste. Lua Nova, São Paulo, n. 71, p. 41-79, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010264452007000200003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 jul. 2016.
______. A formação em Psicologia após 50 anos do Primeiro Currículo Nacional da Psicologia: alguns desafios atuais. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 32, n. esp, p. 216-231, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500016&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 set. 2015.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
BOCK, Ana Maria B.. Psicologia e sua ideologia: 40 anos de compromisso com as elites. In: BOCK, Ana Mercês Bahia (org.). Psicologia e o compromisso social. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
BRASIL. Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/L4119.htm>. Acesso em: 18 jul. 2014.
______. Decreto 53.464, de 21 de janeiro de 1964. Regulamenta a Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, que dispõe sobre a profissão de psicólogo. Brasília, DF. Disponível em:<http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=114728>. Acesso em: 18 jul. 2014.
______. Lei 5.766, de 20 de dezembro de 1971. Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5766.htm>. Acesso em: 18 jul. 2015.
______. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2014.
______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 1.314/2001 de 11 de novembro de 2001. Brasília, DF. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12991:diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao>. Acesso em: 18 jul. 2014.
______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 072/2002 de 20 de janeiro de 2002a. Brasília, DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12991:diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao>. Acesso em: 18 jul. 2014.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Manual de verificação in loco das condições institucionais: credenciamento de instituições não universitárias; autorização de cursos superiores (ensino presencial e a distância). Brasília; DF: 2002b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/Manual1.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2016.
______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 0062/2004 de 19 de fevereiro de 2004. Brasília, DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12991:diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao>. Acesso em: 18 jul. 2014.
______. Decreto 5.773 de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/Decreto/D5773.htm>. Acesso em: 24 abr. 2016.
______. Câmara dos deputados. Projeto de Lei 105 de 12 de fevereiro de 2007a. Propondo alterar dispositivos do art. 36 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=8D62C9CCE6C499B6AD0F0AE61A13FFCC.proposicoesWeb2?codteor=434655&filename=PL+105/2007>. Acesso em: 10 out. 2015.
______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 153/2007 de 08 de agosto de 2007b. Brasília, DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12991:diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao>. Acesso em: 18 jul. 2014.
______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 338/2009 de 12 de novembro de 2009. Brasília, DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12991:diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao>. Acesso em: 18 jul. 2014.
______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 119/2010 de 07 de maio de 2010. Brasília, DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12991:diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao>. Acesso em: 18 jul. 2014.
______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES n. 5 de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação de Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a formação de professores de Psicologia. Brasília, DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12991:diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao>. Acesso em: 18 jul. 2014.
______. Lei nº 12.863, de 24 de setembro de 2013. Que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/Lei/L12863.htm>. Acesso em: 18 ago. 2016.
______. Ministério da Educação. Resolução CNE nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 18 jul. 2014.
______. Ministério da Educação. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior, base de dados oficial e única de informações relativas às Instituições de Educação Superior – IES e cursos de graduação do Sistema Federal de Ensino. Os dados do Cadastro e-MEC devem guardar conformidade com os atos autorizativos das instituições e cursos de educação superior, editados com base nos processos regulatórios competentes, 2016a. WEBSITE. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/> Acesso em: 15 jul. 2016.
______. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016b. Brasília, DF Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf>. Acesso em: 26 ago 2016.
BROZEK, Josef; GUERRA, Erlaine. Que fazem os historiógrafos? Uma leitura de Josef Brozek. In: CAMPO, Regina Helena de Freitas (org.). História da Psicologia: pesquisa, formação e ensino. P. 4-20. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de pesquisas sociais, 2008. Disponível em: <http://static.scielo.org/scielobooks/c2248/pdf/freitas-9788599662830.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2015.
CARVALHO, Cristianne. Para além do tempo regulamentar: uma narrativa sobre a história da psicologia do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, 2012.
CIRINO, Sérgio Dias; et al. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, 2007, v. 15, n. 1, p. 23-32. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v15n1/04.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2016.
COIMBRA, Cecília Maria B. Práticas Psi no Brasil do “milagre”: algumas de suas produções. In: JACÓ-VILELA, Ana Maria; JABOUR, Fabio; RODRIGUES, Heliana (orgs). CLIO-PSYCHÉ: Histórias da Psicologia no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, NAPE, 2008. Disponível em: <http://cliopsyche.com.br/wp-content/uploads/ClioPsyche_Historas_psicologia_Brasil.pdf.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2012.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Parecer nº 977/65. Definição dos cursos de pós-graduação. Brasília, DF, 1965. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Parecer_CESU_977_1965.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2015
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Uma Profissão de Muitas e Diferentes Mulheres: resultado preliminar da pesquisa 2012. São Paulo, CFP, 2013. Disponível em: <http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/03/Uma-profissao-de-muitas-e-diferentes-mulheres-resultado-preliminar-da-pesquisa-2012.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2016.
______. A Psicologia Brasileira Apresentada em Números. WEBSITE. Disponível em: <http://www2.cfp.org.br/infografico/quantos-somos/#>. Acesso em: 15 ago de 2016.
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 6ª REGIÃO. Exposição 50 anos da psicologia no Brasil: A história da psicologia no Brasil. São Paulo: CRPSP, 2011. Disponível em: <http://www.crpsp.org/fotos/pdf-2015-10-06-12-34-36.pdf>. Acesso em: 13 set. 2014.
CUNHA, M. I. Docência universitária. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
CURY, Bruno de Morais; FERREIRA NETO, João Leite. Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogo. Psicologia em Revista, Minas Gerais, v. 20, n. 3, p. 494-512, dez. 2014. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014V20N3P494/8156>. Acesso em: 01 out. 2015.
D’ÁVILA, Cristina Maria. Docência na Educação Superior: labirintos e saídas na construção da profissionalidade docente. In: D’ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro (orgs.). Profissão docente na Educação Superior. p. 19-34. 1ed. Curitiba: CRV, 2013.
ESCH, Cristiane Ferreira; JACÓ-VILELA, Ana Maria. A regulamentação da profissão do psicólogo e os currículos de formação psi. In: JACÓ-VILELA, Ana Maria; CEREZZO, Antônio Carlos; RODRIGUES, Heliana (orgs). CLIO-PSYCHÉ hoje: fazeres e dizeres psi na história do Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, NAPE, 2012. Disponível em: <http://static.scielo.org/scielobooks/hkyyb/pdf/jaco-9788579820618.pdf>. Acessado em: 24 set. 2014.
FACULDADE PITÁGORAS. Histórico, 2016. WEBSITE. Disponível em: <http://www.faculdadepitagoras.com.br/Paginas/Faculdade/Historico.aspx>. Acesso em: 13 jul 2016.
______. Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação de Psicologia. São Luís, 2013.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Quarenta anos da reforma universitária: significado questões e desafios. In: MANCEBO, Deise; SILVA JÚNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, João F.; CATANI, Afrânio Mendes (Orgs). Reformas da educação superior: cenários passados e contradições do presente. São Paulo: Xamã, 2009.
FURTADO, Odair. 50 anos de Psicologia no Brasil: a construção social de uma profissão. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 32, n. spe, p. 66-85, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 set. 2014.
GIORGI, Amadeo; SOUSA, Daniel. Método Fenomenológico de Investigação em Psicologia. Lisboa: Fim de Século, 2010.
GONZÁLES REY, Fernando Luis. Alguns pressupostos gerais do desenvolvimento da pesquisa qualitativa em Psicologia. In: Pesquisa qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. São Paulo. Pioneira Thomson Lerning, 2002.
HUSSERL, Edmund. A ideia da fenomenologia. Tradução de Artur Morão. 2. Ed. Lisboa - Portugal: Edições 70, 1970.
INSTITUTO SEDES SAPATIE. Uma breve apresentação, 2015. WEBSITE. Disponível em: <http://sedes.org.br/site/> Acesso em: 24 set. 2015.
IBGE. Censo. 2010. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: 05 jul. 2016.
______. Estimativa de População. 2015. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2015/estimativa_2015_TCU_20160712.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2016.
JACÓ-VILELA, Ana Maria Jacó. História da Psicologia no Brasil: uma narrativa por meio de seu ensino. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 32, p. 28-43, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141498932012000500004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 01 jan. 2015.
LISBOA, Felipe Stephan; BARBOSA, Altemir J. Gonçalves. Formação em Psicologia no Brasil: Um Perfil dos Cursos de Graduação. Psicologia ciência e profissão. São Paulo, v. 29, n. 4, p. 718-737, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v29n4/v29n4a06.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2015.
MANCEBO, Deise. Formação do psicólogo: uma breve análise dos modelos de intervenção. Psicol. cienc. prof., v. 17, n. 1, p. 20-27, 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931997000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 ago. 2015.
______. Formação em Psicologia: gênese e primeiros desenvolvimentos. In: JACÓ-VILELA, Ana Maria; JABOUR, Fabio; RODRIGUES, Heliana (orgs). CLIO-PSYCHÉ: Histórias da Psicologia no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, NAPE, 2008. Disponível em: <http://cliopsyche.com.br/wp-content/uploads/ClioPsyche_Historas_psicologia_Brasil.pdf.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2015.
MARTINS, Angela Maria Souza. Breves Reflexões sobre as Primeiras Escolas Normais no Contexto Educacional Brasileiro, no Século XIX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 35, p. 173-182, set. 2009. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/view/3830/3246>. Acesso em 25 out. 2015.
MASSETO, M. T. Competências pedagógicas do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MASSIMI, Marina. Estudos históricos acerca da psicologia brasileira: uma contribuição. In: CAMPO, Regina Helena de Freitas (org.). História da Psicologia: pesquisa, formação e ensino. p. 58-69. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de pesquisas sociais, 2008. Disponível em: <http://static.scielo.org/scielobooks/c2248/pdf/freitas-9788599662830.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2015.
MELLO, Sylvia Leser de. Currículo: quais mudanças ocorreram desde 1962?. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 9, n. 1, p. 16-18, 1989. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931989000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 ago. 2015.
PATTO, Maria Helena de Souza. O que a história pode dizer sobre a profissão do psicólogo: a relação Psicologia-educação. In: BOCK, Ana Mercês Bahia (org.). Psicologia e o compromisso social. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
PENNA, Antônio Gomes. História das idéias psicológicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
PEREIRA, Fernanda Martins; PEREIRA NETO, André. O psicólogo no Brasil: notas sobre seu processo de profissionalização. Psicol. estud., Maringá , v. 8, n. 2, p. 19-27, Dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000200003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 set. 2014.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO NO BRASIL. Ranking IDHM Municípios 2010, 2016. WEBSITE. Disponível em: <http://www.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idhm-municipios-2010.html>. Acesso em: 27 jul. 2016.
PSICOL. CIENC. PROF., Brasília, v. 19, n. 1, p. 93, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931999000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 01 out. 2015.
PORTAL INEP. Avaliação dos cursos de Graduação, 2016. WebSite. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/superior-condicoesdeensino>. Acesso em: 27 ago. 2016
SALGUEIRO, Juliana. O Psicólogo organizacional e do trabalho: uma análise da formação acadêmica e da atuação profissional em São Luís - Ma. São Luís: UFMA, 2007.
SUCUPIRA, Newton. Definição dos Cursos de Pós-graduação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v.44, n. 100, p. 67-86, dez. 1965. (Parecer CFE 977/1965).
TOURINHO, Emmanuel Zagury; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Desafios da pós-graduação em Psicologia no Brasil. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 23, supl. 1, p. 35-46, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000400005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 ago. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA. Projeto Político Pedagógico Curso de Psicologia, 2014. Disponível em: <http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/MGemD6J4YatwNtg.pdf>. Acesso em: 07 jul 2015.
______. Sistema Integrado de Ações Acadêmicas. Curso de Psicologia / DCCH, 2016. Website. Disponível em: <https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=85820&lc=pt_BR>. Acesso em: 18 jul. 2016.
UNIVERSIDADE CEUMA. Sobre o Uniceuma, 2016. Website. Disponível em: <http://www.ceuma.br/portal/?page_id=3233>. Acesso em: 18 jul. 2016.
______. Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação de Psicologia. São Luís, 2012.
YAMAMOTO, O. H., COSTA, A. L.; PEREIRA, N. L. S. L. F.. Notas para uma discussão da assimetria regional na pós-graduação: a Psicologia na região Nordeste. Boletim da Anpepp, 45, p. 03, 2013. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.