PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO DE ENSINO NAS 'CELAS' DE AULA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11462

Keywords:

prison education, youth and adult education, pedagogical practices, affective dimensions

Abstract

To understand the teacher's pedagogical practice, it is essential to consider the social context of the school and the concrete conditions available for the educational offer. It is known that schools inserted in prisons have their own specificities and rules, especially because they serve a public, which for the most part, is in a situation of social vulnerability, living daily in an environment marked by serious structural problems and the violation of fundamental rights. This situation, consequently, generates numerous challenges for the teacher's work. Thus, the purpose of this article is to reflect on the pedagogical practices of teachers who work in the Youth and Adult Education modality in schools located in prison units. For the development of the study, a narrative interview was used, in which the educators were able to narrate their experiences acquired in the teaching process with students deprived of their liberty. The results showed that the practices developed by the teachers permeate the integration between dialogicity and the humanization of the student subject, as a path to a liberating education. The affective dimension is also present in the decisions made by the professors, insofar as they cause affective impacts on the relationships established between the student and the object of knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gesilane José, IFMS

Possui graduação em Pedagogia, bacharelado em Comunicação Social, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Presidente Prudente. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) em regime de dedicação exclusiva, na área de metodologia e práticas de ensino. Tem experiência na área de educação, com foco nos seguintes temas: educação para diversidade e inclusão social, educação em espaços prisionais, formação docente, educação de jovens e adultos. 

References

BRASIL. Constituição República Federativa do Brasil. Congresso Nacional. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de Execução Penal. Decreto-Lei n° 7.210, de 11 de julho de 1984.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO (CNMP). A visão do Ministério Público sobre o sistema prisional brasileiro. v. IV. Brasília: CNMP, 2020.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Relatório de Gestão: Supervisão do Departamento de monitoramento e fiscalização do sistema carcerário e do sistema de execução de medidas socioeducativas – DMF. Brasil, 2017.

DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL (DEPEN). Levantamento nacional de informações penitenciárias: INFOPEN – Dezembro de 2016. Brasília: Ministério da Justiça, 2018.

DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL (DEPEN). Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias. Período de julho a dezembro de 2021. Acesso em: 22 set. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/depen/pt-br/servicos/sisdepen.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da liberdade – uma introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia - O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JOSÉ, Gesilane de Oliveira Maciel. Entre os muros e grades da prisão: o trabalho do professor que atua nas ‘celas’ de aula. 2019. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista (UNESP). Presidente Prudente, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/182025. Acesso em: 9 fev. 2020.

JOSÉ, Gesilane de Oliveira Maciel; TORRES, Eli Narciso da Silva. Docência no sistema penitenciário: o que as narrativas de professores revelam sobre a educação de adultos privados de liberdade. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 2, p. 56-76, maio/ago. 2019.

JOSÉ, Gesilane de Oliveira Maciel; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos em espaços de privação de liberdade. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 40, p. 298-311, 2021a.

JOSÉ, Gesilane de Oliveira Maciel; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas de socialização no cárcere: caminhos educacionais que permeiam o conflito e a resistência pedagógica. Revista Cocar, v. 15, n. 32, p. 1-23, 2021.

JOSÉ, Gesilane de Oliveira Maciel; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Educação básica em prisões no Brasil: entre avanços e desafios. Revista Brasileira de Execução Penal. Brasília, v. 1, n. 1, p. 33-58, jan./jun. 2020a.

JOSÉ, Gesilane de Oliveira Maciel; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Trabalho docente em espaços prisionais: valorização e condições de trabalho. Revista Educação e Cultura Contemporânea, vol. 17, n. 48, 2020b.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003.

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia. v. 20, n. 2, p. 355-368, 2012.

LEITE, Sérgio Antônio da Silva; TASSONI, Elvira Cristina Martins. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. In: Ana Maria F. Aragão Sadalla; Roberta Gurgel Azzi. (Org.). Psicologia e formação docente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. (Coleção magistério. Série Formação do professor). São Paulo: Cortez, 1994.

MECANISMO NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À TORTURA (MNPCT). Relatório anual 2016-2017. Brasília, 2017.

MECANISMO NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À TORTURA (MNPCT). Relatório anual 2020/2021. A prevenção e o combate à tortura durante a pandemia. Brasília, 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Resolução nº 2, de 19 de maio de 2010. Publicado no D.O.U. de 7/5/2010, Seção 1, p. 28.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Escola da prisão: espaço de construção da identidade do homem aprisionado? In: ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. A educação escolar entre as grades. São Carlos: EdUSCAR, 2007.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educação & realidade. Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51-59, jan./mar. 2013.

ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. V Conferência Internacional sobre a Educação de Adultos (CONFINTEA V), 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. Resolução SED n. 3.407, de 5 de fevereiro de 2018. Autoriza a abertura de extensões das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul identificadas no Anexo Único desta Resolução. D.O.U. eletrônico n. 9.590 de 06 de fevereiro de 2018. MS, 2018.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. Resolução conjunta SED/SEJUSP n. 2, de 16 de junho de 2021. Aprova o Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressos do Sistema Prisional de Mato Grosso do Sul. D.O.U. eletrônico n. 10.540 de 17 de junho de 2021. MS, 2021.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Revista Educação, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014.

WACQUANT, Loïc. As Prisões da Miséria. Tradução: André Telles. 2 ed. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2011.

Published

2022-12-31

How to Cite

José, G. (2022). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO DE ENSINO NAS ’CELAS’ DE AULA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (28), 75-92. https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11462