Contributions of psychoanalysis to teacher training in a community preparatory course

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14416

Keywords:

teacher training, psychoanalysis, community preparatory course, inclusion

Abstract

This article is aimed at pondering on the importance of psychoanalysis-guided teacher training. It highlights the particularities experienced by and demanded of teachers and future teachers in community preparatory courses, including their challenges and contradictions. In spite of the striking and fundamental importance of establishing spaces of speech that welcome the subjectivity of future teachers, we understand that these spaces must also act on the institution's policy, a space which welcomes demands beyond individual subjectivity. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Welber Pinheiro, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Psicólogo e Psicanalista, Especialista em Teoria Psicanalítica (UFMG), Mestre em Educação (FAE/UFMG), Doutorando em Educação (FEUSP). Membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise de Sorocaba (NEPS-R). Colaborador e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais (LEPSI e LEPSI-Minas).

Marcelo Pereira, Faculdade de educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas), Psicanalista e Professor da UFMG, com doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (USP), estágio doutoral na Université Paris 13 e pós-doutorado pela USP e Aix-Marseille Université. E-mail: marcelorip@hotmail.com

References

ALMEIDA, S. F. C. Desafios na formação clínica de professores: entre o cuidado, o ensino e a transmissão. In: PROCEEDINGS OF THE 7TH FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E A CRIANÇA-SUJEITO, 7., 2009, São Paulo. Proceedings online. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100006&lng=en&nrm=abn. Acesso em: 25 abril 2023.

BASTOS, M. B. Sobre a escuta de professores na formação docente. In: VOLTOLINI, R. (org.). Psicanálise e formação de professores: antiformação docente. São Paulo: Zagodoni, 2018. p. 125-138.

BLANCHARD-LAVILLE, C. Os professores: entre o prazer e o sofrimento. São Paulo: Loyola, 2005.

BLANCHARD-LAVILLE, C. Em defesa de uma clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação. Estilos da Clínica, São Paulo, v. XII, n. 22, p. 208-223, jun. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282007000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 maio 2023.

CIFALI, M. Conduta clínica, formação e escrita. In: PERRENOUD, P. et al. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 103-118.

DINIZ, M. Psicanálise, transmissão e formação de professores. In: MRECH, L. M.; PEREIRA, M. R. Belo Horizonte: Fino Traço, Fapemig, 2011. p. 7-20.

FREUD, S. A dinâmica da transferência. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1996a. p. 109-133. (Trabalho original publicado em 1912)

FREUD, S. Sobre o início do tratamento (Novas recomendações sobre a técnica da Psicanálise I). In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1996b. p. 137-158. (Trabalho original publicado em 1913)

FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996c. p. 243-250. (Trabalho original publicado em 1914)

FREUD, S. O inconsciente. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1996d. p. 165-227. (Trabalho original publicado em 1915)

FREUD, S. Observações sobre o amor transferencial (Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise III). In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1996e. p. 175-188. (Trabalho original publicado em 1915)

FREUD, S. A questão de uma Weltanschauung. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. XXII. Rio de Janeiro: Imago, 1996f. p. 155-177. (Trabalho original publicado em 1933)

FREUD, S. A análise finita e a infinita. In: FREUD, S. Fundamentos da clínica psicanalítica. Tradução: Claudia Dornbusch. Belo Horizonte: Autêntica, 2017a. p. 315-364. (Obras incompletas de Sigmund Freud, 6) (Trabalho original publicado em 1937)

KUPFER, M. C. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Editora Scipione, 2000.

LACAN, J. O seminário, livro 8: A transferência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1992a. (Trabalho original publicado em 1960-1961)

LACAN, J. O seminário, livro 17: O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1992b. (Trabalho original publicado em 1969-1970)

MANNONI, M. Educação impossível. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

PEREIRA, M. R. O nome atual do mal-estar docente. Belo Horizonte: Fino Traço, Fapemig, 2016.

PEREIRA, M. R. Será mesmo que o magistério atual é formado pela - seleção dos péssimos? ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 21, n. 2, p. 333-347, abr./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650480. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650480/19353. Acesso em: 22 setembro 2022.

PEREIRA, M. R. A Psicanálise que praticamos na educação e seus possíveis equívocos. In: VOLTOLINI, R.; GURSKI, R. (orgs.). Retratos da pesquisa em psicanálise e educação. São Paulo: Contracorrente, 2020. p. 45-61.

PINHEIRO, W. B. De herói épico a herói trágico: uma análise da prática docente em cursinho popular. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

VOLTOLINI, R. Educação e Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

VOLTOLINI, R. Psicanálise e formação de professores: antiformação docente. São Paulo: Zagodoni, 2018.

VOLTOLINI, R. A psicanálise na pesquisa sobre a formação de professores: sujeito e saber. In: VOLTOLINI, R.; GURSKI, R. (orgs.). Retratos da pesquisa em psicanálise e educação. São Paulo: Contracorrente, 2020. p. 81-103.

VOLTOLINI, R. Crianças fora-de-série: psicanálise e educação inclusiva. São Paulo: Benjamin Editorial, 2022.

Published

2024-12-20

How to Cite

Pinheiro, W., & Pereira, M. (2024). Contributions of psychoanalysis to teacher training in a community preparatory course. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 311-330. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14416