A sutil diferença entre criar e educar – sobre a concepção freudiana da educação

Authors

  • Augusta Gerchmann

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i17.3000

Abstract

O trabalho aborda a relação entre educação e psicanálise. A manifestação da pulsão começa muito cedo; também a sexualidade é despertada precocemente, através da atividade de diferentes partes do corpo. Inicialmente caótica, a pulsão deve ser dominada, o que ocorre por meio da educação. O ser humano necessita aprender a dominar a pulsão para viver em sociedade e o meio mais eficaz se dá através da repressão, que poderá promover inibições e sintomas futuros. Para Freud, educar, governar e analisar são três profissões impossíveis. Quando os pais passam pela experiência de análise, poderão poupar os filhos de distorções semelhantes às por eles vividas.

 

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Published

2018-03-09

How to Cite

Gerchmann, A. (2018). A sutil diferença entre criar e educar – sobre a concepção freudiana da educação. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (17). https://doi.org/10.22481/aprender.v0i17.3000