KANT, ADORNO E FOUCAULT: OBSERVAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA

Authors

  • Miguel Ângelo Oliveira do Carmo

Keywords:

educação crítica, esclarecimento, poder, subjetivação

Abstract

O presente trabalho, que tem em sua estrutura pensadores ligados ao pensamento crítico, visa aproximá-los dentro de uma referência única: a necessidade de uma educação ancorada na constituição do sujeito. Sendo assim, a educação tem a tarefa de esclarecer o homem fazendo-o perceber em que momento ela própria é um instrumento para racionalizar o poder. Kant, Adorno e Foucault, pareceme, evidenciam algumas observações úteis para a discussão do processo educativo hoje.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Oliveira do Carmo, M. Ângelo. (2014). KANT, ADORNO E FOUCAULT: OBSERVAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (1). Retrieved from https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3030