VIOLÊNCIA DE GÊNERO ENQUANTO (NOVO) DESAFIO PARA PEDAGOGOS: TEORIAS, CONTRADIÇÕES, INTERVENÇÃO

Authors

  • Karin Ellen von Smigay

Keywords:

violência de gênero, violência intrafamiliar, modelos teóricos e de intervenção

Abstract

O artigo apresenta alguns pressupostos, no campo da educação, que estão na base das teorias sobre a origem da violência. Diferentes formas de violência hoje demandam intervenção, controle e coibição, convocando a sociedade a encontrar bons modelos e respostas. Desta tarefa não escapam pedagogos. A violência intrafamiliar e a de gênero, por estarem mais arraigadas na trama social, ao atingem psiquismos em formação e pautarem condutas homofóbicas e sexistas, tornam-se um desafio maior. Aqui se oferece o cenário dos impactos que a adoção de uma determinada teoria tem para o enfrentamento deste grave problema social.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

von Smigay, K. E. (2014). VIOLÊNCIA DE GÊNERO ENQUANTO (NOVO) DESAFIO PARA PEDAGOGOS: TEORIAS, CONTRADIÇÕES, INTERVENÇÃO. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (1). Retrieved from https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3046