O projeto de Humboldt (1767-1835) como fundamento da pedagogia universitária

Autores

  • José Carlos Souza Araújo

Palavras-chave:

Humboldt., Universidade., Educação Superior, Pedagogia universitária

Resumo

Este se estrutura em torno de uma análise dos aspectos basilares
da obra de Wilhelm von Humboldt (1767-1835) intitulada Sobre a Organização
Interna e Externa das Instituições Científicas Superiores em Berlim, escrita em 1810,
a qual ainda traduz, e de um modo significativo, o ideário em torno de
universidade nos tempos contemporâneos. Seus marcos se expressam em
torno da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, sob a tutela da busca pelo
desenvolvimento científico, fundado na autonomia, na liberdade de investigação,
na cooperação, na colaboração, cabendo ao Estado a obrigação de construir e
manter tal empreendimento. Seu horizonte universitário se organiza em torno
da construção do Estado-Nação, para o qual a universidade é convocada a
enriquecer sua cultura moral. Em suma, a postura humboldtiana enuncia,
com base nesses princípios enunciados, fundamentos teórico-educacionais
significativos, em vista de uma pedagogia universitária, temática esta que vem
ocupando as atuais investigações, bem como sua disseminação no campo da
educação brasileira contemporânea, através de publicações em revistas, livros
e em anais de congressos.

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Como Citar

Araújo, J. C. S. (2014). O projeto de Humboldt (1767-1835) como fundamento da pedagogia universitária. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(12). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3106