Estudo sobre a aplicação da prova piagetiana de escoamento do líquido para avaliação da noção temporal

Authors

  • Inaiara Bartol Rodrigues

Keywords:

Noção de tempo, Desenvolvimento cognitivo, Epistemologia genética

Abstract

O presente artigo trata da avaliação da concepção de tempo do
sujeito epistêmico. De acordo com a epistemologia genética, a construção da
noção de tempo requer a coordenação das operações de ordem dos
acontecimentos e de imbricação das durações. Nossos estudos demonstram
que a prova do escoamento do líquido proposta por Piaget é um instrumento
de avaliação da noção temporal muito adequado porque possibilita verificar
empiricamente como o sujeito está coordenando suas ações mentais em relação
à concepção de tempo no decorrer do seu desenvolvimento cognitivo.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Rodrigues, I. B. (2018). Estudo sobre a aplicação da prova piagetiana de escoamento do líquido para avaliação da noção temporal. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(8). Retrieved from https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3157