Estudo sobre a aplicação da prova piagetiana de escoamento do líquido para avaliação da noção temporal
Keywords:
Noção de tempo, Desenvolvimento cognitivo, Epistemologia genéticaAbstract
O presente artigo trata da avaliação da concepção de tempo do
sujeito epistêmico. De acordo com a epistemologia genética, a construção da
noção de tempo requer a coordenação das operações de ordem dos
acontecimentos e de imbricação das durações. Nossos estudos demonstram
que a prova do escoamento do líquido proposta por Piaget é um instrumento
de avaliação da noção temporal muito adequado porque possibilita verificar
empiricamente como o sujeito está coordenando suas ações mentais em relação
à concepção de tempo no decorrer do seu desenvolvimento cognitivo.
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Rodrigues, I. B. (2018). Estudo sobre a aplicação da prova piagetiana de escoamento do líquido para avaliação da noção temporal. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(8). Retrieved from https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3157
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ARTIGOS