Ensino de Química para surdos(as): estudo bibliográfico e documental sobre instrumentais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15098Palabras clave:
Ensino de Química, Educação inclusiva, Surdos, LIBRAS, Estratégias metodológicasResumen
O ensino voltado ao público surdo enfrenta inúmeros desafios, especialmente no que se refere à inclusão de estratégias que favoreçam o aprendizado. Isso, torna-se ainda mais relevante em disciplinas das Ciências da Natureza, como a Química, que frequentemente apresentam conceitos complexos, exigindo abordagens práticas e visuais. Nesse contexto, o presente estudo objetivou apresentar um panorama e uma contribuição acerca de estratégias de ensino de Química voltadas a estudantes surdos(as) no ensino médio. Por meio de levantamento bibliográfico e documental, buscou-se identificar produções relacionadas ao ensino de Química para esse público. Com base nos resultados, foi desenvolvido um material educacional inclusivo para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com levantamento nas bases de dados Google Acadêmico, repositório EDUCAPES e Biblioteca Digital de Ciências, no período de 2018 a 2023. Utilizando-se os descritores: estratégias didáticas para o ensino de Química voltado ao público surdo e educação inclusiva de surdos. Assim, foram selecionados 11 trabalhos para análise, evidenciando a escassez de pesquisas e materiais didáticos voltados a estudantes surdos(as). A intenção é fazer com que este material didático apresentado sirva para contribuir com a inclusão e a minimização dos obstáculos no ensino de Química voltado ao público surdo.
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Citas
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