Renaturação ou corrupção: a encruzilhada da educação em Rousseau

Autores/as

  • Adriano Eurípedes Medeiros Martins

Palabras clave:

Jean-Jacques Rousseau, Educação, Corrupção, Renaturação

Resumen

Para Rousseau os homens tenderam à corrupção. A educação torna-se fundamental como contraponto, posto que ela poderá propiciar a retirada dos indivíduos dessa situação e ajudá-los a restituir as luzes da época do estado de natureza. Eis a encruzilhada: uma via leva à corrupção; a outra à renaturação. Como escolher? As bases fundantes do processo educacional rousseauniano preconizam uma profunda reflexão destes caminhos, aos quais não se chega pela mera escolha do “querer”, mas sim do “poder”.

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Cómo citar

Eurípedes Medeiros Martins, A. (2017). Renaturação ou corrupção: a encruzilhada da educação em Rousseau. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (16). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2344