UM BREVE OLHAR HEIDEGGERIANO ACERCA DE ALGUMAS BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Palabras clave:
Heidegger, Behaviorismo, Psicologia da Educação, PsicanáliseResumen
O texto pretende, guiado pelo pensamento filosófico de Martin Heidegger, esboçar uma análise de algumas bases epistemológicas da Psicologia da Educação. Pleiteia alertar que, por mais que se reivindique o fim da ditadura mecanicista do pensamento moderno, a Psicologia da Educação, com vistas à aquisição de um status científico, é servil a esta ditadura visto que reverbera o pensamento behaviorista quando oferece aos educadores um arsenal de técnicas de controle e programação a serviço de ortopedias educativas. Por fim, indicará que a Psicanálise pode contribuir para instaurar uma revolução no ideal iluminista presente nas práticas pedagógicas em voga.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Vasconcelos Ribeiro, C. (2014). UM BREVE OLHAR HEIDEGGERIANO ACERCA DE ALGUMAS BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (1). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3034
Número
Sección
ARTIGOS