CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Autores/as

  • Fernando César Bezerra de Andrade

Palabras clave:

violência, violência na escola, teoria psicanalítica

Resumen

Objetiva-se refletir sobre a violência na escola sob uma perspectiva teórica psicanalítica. Educadores e alunos são implicados no processo de manifestação da violência na escola quando, diante de conflitos, buscam negar a alteridade própria às relações humanas. Apresentam-se diferentes posições da teoria psicanalítica sobre a violência e, em seguida, analisa-se a violência nas relações pedagógicas à luz de uma dessas posições. Ao final, avaliam-se algumas conseqüências para a escola e indicam-se eixos orientadores para uma educação não violenta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Bezerra de Andrade, F. C. (2014). CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A VIOLÊNCIA NA ESCOLA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (1). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3043