Contribuições da Neuropsicologia para a inclusão educacional: como enfatizar as potencialidades diante das deficiências?

Autores/as

  • Patrícia Martins de Freitas
  • Thiago Gusmão da Silva Cardoso

Palabras clave:

Educação, Deficiência, Inclusão, Neuropsicologia

Resumen

A inclusão educacional é importante para a igualdade de acesso e eficácia no processo de socialização. Nesse estudo foi realizada uma análise das contribuições da neuropsicologia para os mecanismos inclusivos. A perspectiva inclusiva pode ser fundamentada na perspectiva da neuropsicologia auxiliando na análise funcional do desenvolvimento cognitivo da criança, diminuindo a importância da condição clínica, especialmente da nomenclatura utilizada. A avaliação funcional realizada pelos parâmetros neuropsicológicos verifica quais são as potencialidades e dificuldades da criança. O resultado de uma avaliação funcional permite ao professor escolher quais são as experiências pedagógicas que serão efetivas para a aprendizagem e consequentemente favorecer o desenvolvimento da criança.

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Cómo citar

de Freitas, P. M., & da Silva Cardoso, T. G. (2018). Contribuições da Neuropsicologia para a inclusão educacional: como enfatizar as potencialidades diante das deficiências?. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(14). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3050