FACETAS DA ALIENAÇÃO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA
Palabras clave:
Práxis, Dialética, AlienaçãoResumen
Este trabalho é uma tentativa de contribuição para uma releitura da tradição da crítica dialética ao real, retomando – sobretudo – os conceitos de “alienação” e de “práxis”. A subjetividade imanente ao modo de produção, que pode dele se distanciar na medida em que cria e com ele se debate e choca, coloca a questão da educação na ordem do dia; novas linhas de ação podem vir a surgir mediante uma reflexão acerca da sociedade. Desta forma, vendo o marxismo como uma filosofia da natureza, isto é, a filosofia que encara o homem como um ser inserido em seu meio – e não como o resultado dos malogros do chamado socialismo real – o pensamento pode reganhar uma aguçada ferramenta de entendimento diante das questões presentes.
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Cómo citar
Gadelha, G. (2014). FACETAS DA ALIENAÇÃO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (2). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3057
Número
Sección
ARTIGOS