OS DIÁRIOS REFLEXIVOS E OS PROCESSOS METACOGNITIVOS NA PRÁXIS EDUCACIONAL

Autores/as

  • Jussara Midlej

Palabras clave:

Formação docente, Práxis educaciona, Professor-pesquisador., Diários reflexivos

Resumen

Este artigo fundamenta-se nas discussões que têm orientado o debate acerca da formação de profissionais da educação e da práxis educacional numa perspectiva crítico-reflexiva, apontando para uma redefinição do papel docente. Ao longo do texto, a pesquisa-ação é tomada como uma das alternativas no processo de formação de gestores-pesquisadores. O estudo apresenta uma concepção de pesquisa como atitude do profissional que investiga sua própria prática no intuito de aperfeiçoá-la continuamente, tendo o Diário Reflexivo como um dos instrumentos de reflexão e tematização das experiências vividas. Aliado a isso, aborda a estrutura do pensamento das pessoas, envolvendo a reflexividade em dimensões metapráxica e metacomunicativa, produzindo-se, por meio de interiorização progressiva, condutas de desvelamento das experiências e das percepções, explicação, argumentação e conseqüente aprimoramento do trabalho educacional.

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Cómo citar

Midlej, J. (2014). OS DIÁRIOS REFLEXIVOS E OS PROCESSOS METACOGNITIVOS NA PRÁXIS EDUCACIONAL. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (3). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3071