Dificuldades de aprendizagem ou de ensino? Uma breve revisão de literatura em psicologia

Autores/as

  • Letícia Fonseca Reis Ferreira de Castro
  • Débora Cristina Piotto

Palabras clave:

Dificuldades de aprendizagem, Aluno, Escola

Resumen

Partindo de pesquisas que mostram como muitas das dificuldades
atribuídas às crianças pobres são produtos do sistema de ensino, buscou-se
verificar quais as concepções de dificuldades de aprendizagem presentes em
pesquisas sobre o tema, discutindo suas implicações para a área educacional.
Selecionamos e analisamos dezesseis artigos, publicados entre os anos 2000 e
2004 por um programa de pós-graduação em Psicologia, organizando-os em
cinco categorias. Doze artigos mostraram conceber as dificuldades de
aprendizagem como um problema individual, propondo para seu enfrentamento
programas de assistência psicológica. Apenas uma categoria apresentou uma
visão de dificuldades de aprendizagem focalizada no contexto de aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

de Castro, L. F. R. F., & Piotto, D. C. (2018). Dificuldades de aprendizagem ou de ensino? Uma breve revisão de literatura em psicologia. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(9). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3146