Aprendizagens sem dificuldades: a perspectiva histórico-cultural
Palabras clave:
Aprendizagem sem dificuldades, Zona de desenvolvimento proximal, Teoria Histórico-Cultural, Concepções sobre aprendizagem. Metodologias de ensinoResumen
O objetivo desse artigo é discutir a aprendizagem escolar com base
nos pressupostos do enfoque histórico-cultural, desvinculando-a do termo
“dificuldades” e da perspectiva de “produto”, analisando o desenvolvimento
dos processos de aprendizagens por intermédio da criação de zonas de
desenvolvimento proximal. A intenção é fomentar e incrementar as reflexões e
pesquisas cujos objetivos desviem o foco do problema como sendo
necessariamente da criança, para a discussão sobre as concepções e metodologias
de ensino adotadas pelos profissionais que atuam na Escola, as quais
estigmatizam e definem as trajetórias de vida das crianças rotuladas com
“dificuldades de aprendizagem”.
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Cómo citar
Mello, M. A. (2018). Aprendizagens sem dificuldades: a perspectiva histórico-cultural. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(9). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3151
Número
Sección
ARTIGOS