HEIDEGGER EDUCADOR: ACERCA DO APRENDER E DO ENSINAR

Autores/as

  • Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens

Palabras clave:

Aprender, Ensinar, Mathematas, Filosofia da educação

Resumen

O texto questiona a possibilidade do aprender/ensinar. Investigaremos se a educação e seus conteúdos podem ser considerados mathematas (para os gregos: “aquilo que pode ser aprendido”). Apresentaremos as contribuições que Heidegger traz à Filosofia da Educação ao afirmar que todo ensinar é reconduzir quem aprende ao “lugar” de todo aprender. Assim, o aprender/ ensinar seria recordar desta instância na qual se constituem os significados capazes de orientar a existência deste indivíduo que aprende.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Kahlmeyer-Mertens, R. S. (2018). HEIDEGGER EDUCADOR: ACERCA DO APRENDER E DO ENSINAR. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (4). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3173