O psicólogo escolar: da depressão à saúde mental e à cidadania da criança
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12432Palavras-chave:
Educação, Depressão Infantil, Psicólogo Escolar, Humanização, Direitos HumanosResumo
O presente artigo se debruça sobre a temática da Psicologia e a Educação. O recorte do tema reflete a necessidade da ação da psicologia no ambiente escolar. O estudo se constitui uma breve análise quanto aos enfrentamentos à saúde mental dos estudantes na etapa da infância. De cunho qualitativo e de natureza básica, este é excerto de pesquisa bibliográfica, utilizando-se de referências que conversam com a temática abordada. Busca-se entender: De que modo o psicólogo escolar pode auxiliar as crianças que se encontram em depressão? Como identificar a depressão infantil no contexto escolar? Nesse sentido, busca-se compreender as ações do psicólogo escolar, em confronto com os problemas da depressão infantil. Do estudo foi possível perceber que: existe a depressão infantil e esta forma as lacunas nas aprendizagens das crianças; torna-se evidente a necessidade de manter o diálogo entre a escola e a família buscando sanar os efeitos da depressão infantil; a presença e a ação do psicólogo escolar, no ambiente da Educação, poderá se constituir uma medida preventiva que promova uma infância sadia e mais cidadã; o psicólogo escolar nos processos de intervenção precisa ressaltar a reflexão crítica, democrática e humanizadora dos sujeitos.
Downloads
Referências
BORGES, Karine Pereira; BITTAR, Karina dos Reis. Depressão infantil e seus reflexos no contexto escolar. CICED - Anais do Congresso de Iniciação Científica, Estágio e Docência do Campus Formosa A relação teoria e prática no cotidiano escolar Universidade Estadual de Goiás. 2016. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/ciced/article/view/8767. Acessado em: 01 dez. 2022.
BRITO, I. M.; BATISTA, M.T.F.; BARBOSA, A.A.G. Impactos da depressão infantil na aprendizagem: uma revisão da literatura. VII CONEDU - Conedu em Casa. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80224. Acessado em: 02 dez. 2022.
CAVALCANTE, Lorena de Almeida; AQUINO, Fabíola de Sousa Braz. Ações de psicólogos escolares de João Pessoa sobre queixas escolares. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 18, n. 2, p. 353-362 abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287128992016. Acessado em: 03 dez. 2022.
CARVALHO, T. C. F.; TEIXEIRA, Z. D.; VILELA, P. R.; SANTOS, J.P. A depressão infantil e o pedagogo em cena. Research, Society and Development. v. 10, n. 17, e04101724633, 2021. Disponível em: https://docplayer.com.br/224905800-A-depressao-infantil-e-o-pedagogo-em-cena.html. Acessado em: 01dez. 2022.
FEITOSA, Michelle Pereira; BOHRY, Simone; MACHADO, Eleuza Rodrigues. Depressão: família, e seu papel no tratamento do paciente. Encontro: Revista de Psicologia. Vol.14, N.21, São Paulo: 2011. Disponível em: https://seer.pgsskroton.com/renc/article/view/2499. Acessado em: 03 dez. 2022.
FERREIRA. Luciana Haddad; BARBOSA, Andreza. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Praxis educativa, vol. 15, e2015483, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/894/89462860065/html/. Acessado em: 02 dez. 2022.
FERREIRA, Rayanne Cordeiro; GONÇALVES, Charlisson Mendes; MENDES, Patrícia Guedes. Depressão do transtorno ao sintoma. Psicologia.PT – O Portal dos Psicólogos. 2014. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0828.pdf. Acessado em: 03 dez. 2022.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GUERRA, M. G. G. V.; ALMEIDA, F.M.M.; AFONSO, D.B. Depressão infantil: ensino-aprendizagem a partir de uma experiência escolar no Espírito Santo. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. v.23, n.1, p. 77-97, jan./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/6508. Acessado em: 02 dez. 2022.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva. A psicologia e a construção da escola democrática. Psicologia Escolar e Educacional. SP. V. 26, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/YVzVvhFCygtwmp4cFnpXYRP/abstract/?lang=pt. Acessado em: 05 dez. de 2022.
MORENO, Soraya Ivon Ramirez; LOURETO, Gleidson Diego Lopes. A Psicologia Escolar nas escolas de Boa Vista (RR): concepções dos professores. Psicologia Escolar e Educacional. SP. Volume 22, Número 3, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/YPQY83cyzQt5zrffGxRK7kD/?lang=pt. Acessado em: 05 dez. 2022.
PASQUALINI, Mariana Guimarães; SOUZA, Mariane Proença Rebello de; LIMA, Cárita Prtilho de. Atuação do psicólogo escolar na perspectiva de proposições legislativas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. SP. Volume 17, Número 1, Janeiro/Junho de 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002449316. Acessado em: 01 dez. 2022.
PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Trad. Álvaro Cabral. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes,
, p.123.
PRUDÊNCIO, Luísa Evangelista Vieira; GESSER, Marivete; OLTRAMARI, Leandro Castro; CORD, Denise. Expectativas de educadores sobre a atuação do psicólogo escolar: relato de pesquisa. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. SP. Volume 19, Número 1, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/ZkMD3T9PWgdPpdxJW8hmYxQ/abstract/?lang=pt. Acessado em: 02 dez.2022.
RIBEIRO. Maiara Viana; MACUGLIA. Greici Conceição Rössler; DUTRA. Morgani Moreira. Terapia cognitivo-comportamental na depressão infantil: uma proposta de intervenção. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872013000200003. Acessado em: 02 dez. 2022.
RUFINO, Sueli; LEITE, Ricardo Silveira; FRESCHI, Larissa; KITIZO, VENTURELLI, Vanessa Kitizo; OLIVEIRA, Elizabeth Siqueira de Oliveira; FILHO, Diogo Antonio Morato Mastrorocco. Aspectos gerais, sintomas e diagnóstico da depressão. Revista Saúde em Foco - Edição nº 10 – PI: 2018. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/11/095_ASPECTOS-GERAIS-SINTOMAS-E-DIAGN%C3%93STICO-DA-DEPRESS%C3%83O.pdf . Acessado em: 03 dez. 2022.
SANTOS, J.M.; SOUZA, J.F.; RIBEIRO, C.L.; ESMERALDO, J.D.; NASCIMENTO, S.M.M.; NASCIMENTO, P.A.C. Fatores de risco para a depressão infantil. Saúde coletiva, (11) N.67, 2021. Disponível em: https://revistas.mpmcomunicacao.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1733. Acessado em: 01 dez. 2022.
UCHÔA, Gabriele de Almeida; COSTA, Amanda Souza; SILVA, Ana Beatriz Pereira da; SILVA, Anne Paula Santos Bandeira da; ROSA, Daniele da Costa Cunha. (2021). Intervenção da psicologia escolar para a saúde mental do professor. Brazilian Journal of Development, 7(2), 20400–20420. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-605. 2021.
VERONESE, Lilian Aracy Affonso; MACHADO, Adriana Marcondes. O pensamento institucionalista e a psicologia escolar: desassossegando as lógicas do cotidiano. Psicologia Escolar e Educacional, SP. V. 26, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/4nBByV3Y7z5QGyYVHj5Q3fQ/. Acessado em: 01 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.