A tecnologia na formação inicial dos estudantes de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14886

Palavras-chave:

Educação, Formação inicial de professores, Tecnologias

Resumo

O presente artigo originou-se de uma pesquisa de mestrado que visa analisar a formação inicial dos futuros pedagogos em relação à tecnologia, com o objetivo de entender como a tecnologia é contemplada no ambiente acadêmico e como se oferta ou não no currículo do curso de Pedagogia de uma universidade privada na cidade de Porto Alegre. O trabalho exploratório consiste em identificar o papel da tecnologia na formação inicial dos estudantes de Pedagogia, para conhecer a percepção inicial dos alunos sobre a temática e aprofundar o conceito de tecnologia. Os argumentos defendidos consistem em colocar o foco da tecnologia a serviço da aprendizagem e vinculada ao contexto histórico, explorar a chamada “era tecnológica”, que reflete a realidade da sociedade em diferentes tempos e espaços, e não reduz a discussão aos tempos atuais e às percepções técnicas. Logo, percebeu-se que os avanços tecnológicos sempre fizeram parte da humanidade e compreender como interferem na formação acadêmica é parte importante deste estudo. Assim, analisaram-se os dados coletados pela pesquisa qualitativa, por meio da metodologia bibliográfica e documental.Como conclusão deste estudo,notou-se que a instituição analisada contempla em seu novo currículo a aplicação voltada para aprofundar o potencial da tecnologia na formação acadêmica. Portanto,tem contribuído para formar novos profissionais da Educação,promovendo uma utilização mais assertiva e eficiente dos recursos tecnológicos disponíveis e aplicáveis em sua atuação profissional.

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Biografia do Autor

Vanessa Castel, Instituto Federal do Rios Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão Escola pela ESPM. Mestra em Informática na Educação. Professora nível superior do Centro Universitário Ritter dos Reis. Supervisora pedagógica na rede privada e estadual do RS.

Josiane C. S. Ramos Procasko, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia Educação infantil e Anos Iniciais, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na linha de pesquisa "Políticas e gestão de processos educacionais", Doutorado em Educação pela UFRGS na mesma linha de pesquisa e Pós-Doutoramento em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Castel, V., & Procasko, J. C. S. R. (2024). A tecnologia na formação inicial dos estudantes de Pedagogia. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 352-363. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14886