Livro didático Práticas corporais - educação física: um olhar sobre a seção “Construção De Valores”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15045

Palavras-chave:

Educação física, Livro didático, Pseudoformação, Construção de valores

Resumo

Embora o livro didático seja um material didático antigo na educação escolar, na disciplina de educação física, sua utilização ainda é incipiente e apenas no ano de 2017, o Plano Nacional do Livro Didático possibilitou a aquisição de um manual do professor. Assim, o objetivo desta investigação foi examinar o propósito da seção denominada “Construção de valores” no livro didático no livro didático intitulado Práticas corporais – Educação física 1º e 2º anos do componente curricular educação física. Tratou-se de um estudo bibliográfico e documental, cuja análise se fundamentou em alguns autores da Teoria Crítica e da Teoria Histórico-Cultural. O livro didático estudado contempla as unidades temáticas estabelecidas na BNCC e busca abarcar as dimensões do conhecimento, por meio de temas que envolvem a apresentação conceitual do conteúdo estudado, a experimentação e a análise de atividades motoras e atividades para o acompanhamento e avaliação dos alunos, com vistas a formar estudantes críticos e criativos. A proposta apresentada no manual adere às orientações da BNCC e agrega valores e princípios de manutenção da atual forma de sociabilidade. A seção “Construção de valores”, apesar de destacar as práticas esportivas paralímpicas, secundariza esse conhecimento específico da educação física para promover o desenvolvimento de valores morais. Por fim, a organização e a sistematização do livro didático, ao atenderem às orientações dos documentos normativos nacionais, promovem uma pseudoformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Maria de Almeida, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.  Mestra em Educação Física Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Política e Prática Pedagógica da Cultura Corporal (GEPPECC).

Telma Adriana Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora no Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas da Cultura Corporal (GEPPECC/UEM/CNPq).

Referências

ADORNO, T. W. Teoria da semicultura. Educação e Sociedade. n. 56, p. 388-411, 1996.

BANCO MUNDIAL. Estratégia 2020 para a Educação do Grupo Banco Mundial (Sumário Executivo). Banco Mundial, 2011. Disponível em: http://documents1.worldbank.org/curated/pt/461751468336853263/pdf/644870WP00PORT00Box0361538B0PUBLIC0.pdf.

BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. O livro didático na educação física escolar: visão de professores e alunos. Pensar a Prática, 20(3). 2017.

BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 114-119.

BRASIL. EDITAL DE CONVOCAÇÃO 01/2017 – CGPLI - Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático – PNLD. 2017. Disponível em: < https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/item/6228-edital-pnld-2017>. Acesso em: 15 set. 2021.

BRASIL. Guia digital – PNLD. 2019. Disponível em: < https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2019/componente-curricular/educacao-fisica>. Acesso em: 10 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017. 472p.

BRASIL. PNLD. FNDE, 2021. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797/12391-pnld>. Acesso em: 10 set. 2021.

CARLOS, C. B.; MELO, J. P. Didactic book in physical education: the public experiences of João Pessoa and Paraná. Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Vol. 14 No. SI (2018).

DARIDO, S. et al., Práticas corporais – Educação física. 1 Ed. Ed. Moderna: São Paulo, 2017.

FARIAS, A. N. Livro didático e as TIC: limites e possibilidades para as aulas de educação física do município de Caucaia/CE. Rio Claro: UNESP, 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Rio Claro, 2018.

FONSECA, M. O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro. Rev. Fac. Educ. v. 24, n.1, p. 37-69, 1998. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: abr 2022.

GALUCH, M. T. B.; CROCHÍK, J. L. Propostas pedagógicas em livros didáticos: reflexões sobre a pseudoformação. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 159, p. 234-258, 2016. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/3218/pdf.10. Acesso em: mar 2022.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985. p.113-156.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. O conceito de esclarecimento In. HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

LEONTIEV, A. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004. p. 277-302.

LURIA, A. R. Generalização e Abstração. In: LURIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1990. Cap. 03, p. 65-133.

MELO, Fernando Garcez de; MOREIRA, Evandro Carlos. O livro didático de educação física: uma leitura da produção acadêmica. Revista de Educação PUC-Campinas, vol. 24, núm. 3, pp. 445-462, 2019.

PINHEIRO, E. G. A Educação Física Escolar na Base Nacional Comum Curricular: dinâmicas de um movimento em construção. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Ciências da Saúde. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.

SANCHES, E. O.; SILVA, D. J. Reflexões sobre a noção de experiência na obra de Walter Benjamin. Comunicações, v. 26, p. 151-165, 2019.

SILVA, I. A. da et al. PNLD e a Educação Física: uma Análise Comparativa Entre os Componentes Curriculares no Ensino Fundamental. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., v. 21, n. 1, p. 102-111, 2020.

SOUZA JÚNIOR, M. B. M. de. Educação física e livro didático: entre o hiato e o despertar. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2., p. 479-493, abr./jun. de 2015.

RODRIGUES, A. T.; TAVARES, R. N.; GARCIA, L. T. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO FÍSICA: análise de tendências e lacunas da produção acadêmica no Brasil. Movimento-revista de educação , n. 11, p. 185-207, 28 nov. 2019.

VASCONCELOS, C. M. Política Educacional Brasileira e a Base Nacional Comum Curricular: Concepções do município de Marialva-PR. Maringá: UEM, 2020. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2020.

VYGOTSKY, L. S. Internalização das funções psicológicas superiores. In: VYGOTSKY, L. S. A Formação S

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Almeida, E. M. de ., & Pacifico Martineli, T. A. . (2024). Livro didático Práticas corporais - educação física: um olhar sobre a seção “Construção De Valores”. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 64-78. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15045