Letramentos filosóficos: uma experiência reflexiva na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Wanderley da Silva

Palavras-chave:

Letramentos filosóficos, Interdisciplinaridade, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este texto tem como principal objetivo compartilhar e refletir sobre alguns aspectos de uma experiência pedagógica em forma de oficinas, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em escolas públicas da Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. A referida experiência é nomeada aqui como “letramentos filosóficos”, porque consideramos nossa ação como uma prática de produção de sentidos, localmente reconhecida, que favoreceu um ambiente criativo e a atitude filosófica. O ponto de partida da experiência foi o levantamento das temáticas cotidianas, comuns aos discentes, e, em seguida, a problematização e a universalização dos conceitos apresentados nos diálogos, visando o aprimoramento do processo do letramento escolar. Considerando o letramento escolar uma atividade complexa, a experiência aqui descrita utilizou de uma dinâmica interdisciplinar, com ênfase na dimensão filosófica, para atingir os seus objetivos. As considerações aqui apresentadas procuraram enfatizar a importância de um ambiente escolar criativo e as possibilidades de construção da autonomia intelectual em qualquer modalidade da educação básica, desde que estabelecidas sobre práticas dialógicas. Por fim, a experiência cultural dos discentes, aliada a alternância de elementos irônicos e sarcásticos na construção das narrativas coletivas, permitiu a revisão de alguns estereótipos atribuídos aos usuários das novas tecnologias da informação e símbolos da cultura de massa, fortalecendo a experiência interdisciplinar por um letramento crítico durante a vigência do projeto.

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Como Citar

da Silva, W. (2018). Letramentos filosóficos: uma experiência reflexiva na Educação de Jovens e Adultos. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(14). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3048