Educação domiciliar e religião: percurso metodológico de uma tese e produções acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.22481/ccsa.v21i38.15703Palabras clave:
Famílias. Educação domiciliar. Percurso metodológico. Produção científica. Religião.Resumen
A pesquisa qualitativa exploratória que resultou na tese “As famílias religiosas que optam pela educação domiciliar” envolveu a investigação do estado da arte, atividades em campo, por meio de estudo de caso, bem como o levantamento da produção científica sobre o assunto. O objetivo geral deste artigo é demonstrar o percurso metodológico da construção da tese e os resultados do exame da produção científica acadêmica (teses e dissertações) no Brasil, no período de 2010 a 2023, sobre educação domiciliar e religião nos programas de pós-graduação. Especificamente, descrever o percurso metodológico de uma tese; apresentar um panorama das produções científicas sobre o assunto; identificar, entre as produções científicas, aquelas que correlacionam os temas educação domiciliar e religião; verificar a produção científica acerca do tema durante o período pandêmico. Entre os principais achados, destacam-se o aumento do interesse pela temática com foco na legislação pertinente, a inserção gradual da pesquisa sobre o assunto em programas de pós-graduação, predominantemente das áreas de educação e do direito, e a produção de um número maior de dissertações em relação ao de teses.
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