Educação domiciliar e religião: percurso metodológico de uma tese e produções acadêmicas

Autores

  • Ivana Bittencourt Lima
  • Lívia Alessandra Fialho da Costa

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v21i38.15703

Palavras-chave:

Famílias. Educação domiciliar. Percurso metodológico. Produção científica. Religião.

Resumo

A pesquisa qualitativa exploratória que resultou na tese “As famílias religiosas que optam pela educação domiciliar” envolveu a investigação do estado da arte, atividades em campo, por meio de estudo de caso, bem como o levantamento da produção científica sobre o assunto. O objetivo geral deste artigo é demonstrar o percurso metodológico da construção da tese e os resultados do exame da produção científica acadêmica (teses e dissertações) no Brasil, no período de 2010 a 2023, sobre educação domiciliar e religião nos programas de pós-graduação. Especificamente, descrever o percurso metodológico de uma tese; apresentar um panorama das produções científicas sobre o assunto; identificar, entre as produções científicas, aquelas que correlacionam os temas educação domiciliar e religião; verificar a produção científica acerca do tema durante o período pandêmico. Entre os principais achados, destacam-se o aumento do interesse pela temática com foco na legislação pertinente, a inserção gradual da pesquisa sobre o assunto em programas de pós-graduação, predominantemente das áreas de educação e do direito, e a produção de um número maior de dissertações em relação ao de teses.

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Biografia do Autor

Ivana Bittencourt Lima

Professora do curso de Direito, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB); mestre em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB), graduada em Direito (UESC), integrante do Grupo de pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade e do Grupo de Pesquisa Educational.

Lívia Alessandra Fialho da Costa

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); pós-doutora pela Université Paris 13 (2013/CNPq); doutora em Antropologia Social e Etnologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales; mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1996); mestre em Antropologia Social e Etnologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales; graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1993)

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Bittencourt Lima, . I. ., & Fialho da Costa, L. A. . (2024). Educação domiciliar e religião: percurso metodológico de uma tese e produções acadêmicas. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 21(38), 83-103. https://doi.org/10.22481/ccsa.v21i38.15703

Edição

Seção

Seção Especial "Diálogos Científicos em Ciências Sociais Aplicadas"