Formação docente no ensino jurídico: uma abordagem humanística e crítica das diretrizes curriculares

Autores/as

  • Caroline Pereira Gusmão

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v21i38.15717

Palabras clave:

Diretrizes curriculares. Formação docente. Ensino jurídico.

Resumen

Este trabalho buscou compreender as orientações para a formação do professor do curso de Direito, com base em uma perspectiva humanística. Discutimos a importância da preparação docente para o contexto da crise no ensino jurídico por meio da análise das orientações formativas do bacharel em Direito presentes, de forma implícita e explícita, nas leis e diretrizes curriculares do curso. O método de investigação escolhido para orientar este trabalho foi a pesquisa qualitativa. Para alcançar os objetivos propostos, realizamos um levantamento bibliográfico e análise das leis e diretrizes curriculares da educação jurídica. Compreendemos que a relevância social desta pesquisa é contribuir para novas reflexões sobre as dificuldades da educação jurídica, com vistas a melhorias na formação do docente do curso de Direito.

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Biografía del autor/a

Caroline Pereira Gusmão

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra em Educação. Especialista em Processo Civil. Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UESB. Membro do Grupo de Pesquisas sobre a Circulação de Ideias Pedagógicas no Pensamento Pedagógico Recente (CIPED) da UESB.

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Publicado

2024-12-20

Cómo citar

Pereira Gusmão, C. . (2024). Formação docente no ensino jurídico: uma abordagem humanística e crítica das diretrizes curriculares. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 21(38), 197-213. https://doi.org/10.22481/ccsa.v21i38.15717

Número

Sección

Seção Especial "Diálogos Científicos em Ciências Sociais Aplicadas"